O que fazer para diminuir o tempo de carregamento do seu site?

1 de Novembro de 2018
3 Partilhas 64 Visualizações
Passatempo BQ Aquaris X2

A quantidade de conteúdo que trafega diariamente na internet é extremamente alta. E isso não é nenhuma surpresa, pois cada vez mais as pessoas geram e pesquisam os mais variados tipos de informações na web.

E se você deseja uma ótima dica para hospedar seu site clique aqui.

A oferta de conteúdo é tanta que até mesmo alguns segundos a mais que um site leve para carregar, já é motivo para fazer o visitante tentar acessar outro.

A lentidão é prejudicial a qualquer projeto na internet, pois aumenta a desistência e a rejeição dos usuários em relação a uma empresa ou marca.

Por outro lado, sites que apresentam pouco tempo de carregamento são agraciados com um bom posicionamento nas páginas de resultado dos buscadores. Isso é mais um motivo para você sanar o problema do carregamento lento.

Existem vários motivos para a lentidão de um site. Entre os mais comuns convém citar a utilização inadequada de scripts, o uso demasiado de HTML, CSS e JavaScript.

As imagens muito pesadas também contribuem para aumentar o tempo de carregamento.

Não há consenso exato a respeito de qual é o tempo ideal que um site deve levar para ser aberto. O fato é que ele deve demorar menos tempo possível.

Dicas para melhorar o tempo de carregamento do seu site

Se a lentidão é um problema para o seu site, não há motivos para sustos. É possível otimizar a velocidade de carregamento dele e para isso convém seguir algumas dicas básicas.

Diminua o peso das imagens

As imagens que estão em seu site são pesadas? Se sim, isso facilita para que o seu carregamento demore mais. Felizmente é possível sanar esse tipo de problema.

Uma das alternativas para comprimir as imagens é utilizar ferramentas bem conhecidas, tais como o Photoshop. É importante também verificar na hora de fazer o upload de uma imagem se ela apresenta o tamanho adequado.

Outra dica é não redimensionar a imagem por meio do recurso HTML. Se você realizar esse procedimento, as imagens ainda serão carregadas no seu tamanho normal.

Utilize o armazenamento em cache do navegador

Ao fazer isso, é como se as informações já estivessem carregadas previamente, evitando o processo de carregamento quando o visitante acessar o seu site mais uma vez.

Para você usar o armazenamento em cache do navegador, basta habilitá-lo em seu servidor ou usar alguma ferramenta específica.

Uso correto do CSS e outros recursos

A função do CSS é conferir uma estrutura adequada para o seu site, proporcionando para ele um layout organizado e de fácil navegação.

No entanto, alguns programadores inserem o código em cada página do site. O ideal é inserir o código em um arquivo externo, pois com isso, as páginas irão retirar as informações desse arquivo.

Dessa forma, o navegador irá ler o arquivo só uma vez e ainda vai manter as informações dele no cache. Sendo assim, quando o usuário navegar em outras páginas não irá precisar ler o CSS mais uma vez.

Outra dica é a redução de recursos dos arquivos HTML e JavasScript. É fundamental que tais arquivos estejam livres de espaços em brancos, quebras de linhas e recuos.

A partir do instante que você eliminar esses detalhes, você vai otimizar o tempo do servidor, evitando que ele realize o download de caracteres inúteis.

Evite a utilização de tabelas

É importante evitar o uso de tabelas para o desenvolvimento do site. O ideal é usá-la apenas em situações em que ela seja necessária e não para organizar o layout e outras informações.

Ferramentas para você testar a velocidade do seu site

Você já conhece as dicas para otimizar o tempo de carregamento, mas será que você sabe avaliar com segurança se o seu site está demorando para carregar?

Hoje em dia é possível utilizar ferramentas que mensuram o tempo de carregamento de um site, possibilitando que você veja se ele necessita ser otimizado ou não.

Confira então algumas ferramentas gratuitas para o teste de velocidade:

Pingdom

É uma ferramenta que mostra a quantidade de requisições que ocorreu no site e o tempo que elas demoraram a carregar. Ela é fácil de usar e ainda indica qual é o tamanho total dos arquivos presentes na página.  

GT Metrix

Igual a ferramenta anterior, ela possibilita que o usuário visualize o tempo de requisição individualmente. Além disso, ela apresenta uma visão geral de como o seu site é carregado.

Page Speed Insights

É uma ferramenta criada pelo Google e analisa a velocidade de carregamento tanto em dispositivos móveis quanto em desktops.

Conclusão

Você tem um site responsivo, bem organizado e que atende a todos os requisitos de layout bem desenvolvido? Porém, nota uma baixa quantidade de acessos? Cuidado, a culpa pode ser do longo tempo de carregamento.

Com essas dicas você pode tornar o seu site mais leve e rápido e assim oferecer uma excelente experiência de navegação aos seus usuários e visitantes.

Artigos interessantes

Android 9.0 Pie chega ao LG G7 One
LG
28 Visualizações
LG
28 Visualizações

Android 9.0 Pie chega ao LG G7 One

Wagner Pedro - 20 de Novembro de 2018

O primeiro smartphone da LG a receber o novo Android Pie é G7 One, aparelho que, como o próprio nome…

Galaxy Note 10 pode ser lançado com tela maior que a do iPhone Xs Max
Samsung
33 Visualizações
Samsung
33 Visualizações

Galaxy Note 10 pode ser lançado com tela maior que a do iPhone Xs Max

Wagner Pedro - 20 de Novembro de 2018

Há algum tempo, surgiram rumores que a linha Galaxy Note seria unificada à Galaxy S, no entanto, informações recentes apontam…

Partiu o vidro do seu iPhone? Procure um especialista na iLoja
Sites
31 Visualizações
Sites
31 Visualizações

Partiu o vidro do seu iPhone? Procure um especialista na iLoja

Bruno Peralta - 20 de Novembro de 2018

Quem nunca deixou cair o smartphone? Certamente que já lhe aconteceu demasiadas vezes, mas grande parte das vezes apenas fica…

Comente

O seu email não será publico