O que é uma IPTV e quais são seus riscos?

Embora sua popularidade tenha diminuído, os serviços de IPTV em Espanha ainda são usados, mas você pode não saber exatamente a que se referem. Por sua sigla, IPTV significa Internet Protocol TV ou Internet Protocol Television e é um sistema que transmite televisão pela Internet através de um roteador ou decodificador.

Na Espanha, o melhor exemplo é a Movistar, que possui roteadores próprios para transmitir conteúdo de televisão ao vivo e sob demanda. Com a IPTV, é criada uma rede direta entre a operadora e o IP do seu dispositivo para que você receba o conteúdo por meio do decodificador.

IPTV difere dos serviços de streaming OTT (Over the Top) mais conhecidos, como Netflix ou HBO, no conteúdo que oferece e em sua operação. Na IPTV, os programas ou vídeos são enviados de forma compactada para o endereço IP do cliente e então você precisa de um decodificador para receber, descompactar e interpretar esse sinal.

E embora seja um método que está se tornando obsoleto com o avanço do mundo do streaming, é importante conhecer suas vantagens e desvantagens para entender todas as ofertas de entretenimento online que temos hoje.

Suas vantagens e desvantagens

Método utilizado por algumas operadoras para assistir seu pacote de televisão on-line sob demanda, a IPTV é considerada a antecessora do streaming, mas realmente tem muitas diferenças com esse tipo de serviço.

Entre as vantagens da IPTV em relação às plataformas OTT, podemos citar que permite assistir a programas ao vivo, voltar, gravar e armazenar localmente. É uma alternativa para assistir TV de uma forma mais confortável, ao contrário das plataformas de streaming que oferecem principalmente séries ou filmes.

Como principal desvantagem da IPTV, devemos mencionar a segurança. Com esse sistema, você fica mais exposto à empresa que presta o serviço, que normalmente também é a operadora de internet ou telefonia. O conteúdo é enviado diretamente para o seu IP quando você deseja vê-lo, para que as empresas saibam exatamente o que você vê e possam usar essa informação para fins publicitários.

Para combater esse problema, muitas pessoas instalaram ferramentas em seus dispositivos, que protegem sua presença online de olhares indiscretos. Com uma VPN, você criptografa e protege sua conexão com a Internet de qualquer dispositivo, evitando empresas de espionagem ou hackers.

E, finalmente, a desvantagem em que o streaming ganha amplamente: o conteúdo IPTV só pode ser visto de onde o roteador está. Embora isso possa ser muito benéfico para áreas rurais ou sem uma conexão de alta velocidade à Internet, em geral será uma grande desvantagem para a maioria dos usuários.

Os perigos das listas de IPTV

Ao usar IPTV, também devemos conhecer as listas de IPTV ou listas m3u para nos proteger. Esses recursos são ilegais, pois permitem o acesso ao conteúdo da IPTV por meio de endereços IP remotos e não por meio de um decodificador. Na Espanha, esta é uma prática cada vez mais comum e existem até vários grupos que compartilham suas listas de IPTV ilegalmente. É sempre aconselhável ficar longe dessas alternativas ilícitas para evitar qualquer risco à nossa segurança online.

Embora se acreditasse que a IPTV era o futuro da televisão, ela foi rapidamente superada pelos serviços de streaming de conteúdo. Mas mesmo sendo um serviço mais complexo e caro, muitas empresas continuam a mantê-lo para aqueles clientes que querem apenas desfrutar da televisão como antes, mas com algumas melhorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui