O quê? Atualizações do Chrome e Firefox podem causar problemas na internet

Com a utilização tecnológica através da internet, percebemos a importância que a mesma tem hoje em dia. E nem estamos a falar em questões do consumidor, mas ao nível empresarial, já que qualquer problema causado através da internet, pode impactar muitos serviços. Basta percebermos o que aconteceu com o ataque informático à Vodafone, para percebermos o que pode acontecer com a falha de certos serviços.

Ora, há um novo problema que pode causar muita instabilidade na internet, nomeadamente em sites e no acesso a eles. Se, podemos pensar que ao nível do consumidor isso poderá ter impacto pouco importante, imagine no caso de empresas que utilizam os browsers para aceder aos serviços através da internet. E o problema é nos browser. E a situação é em tudo semelhante ao medo de quando os computadores chegaram ao ano de 2000.

Então, o problema é nos browser, isto porque com as consecutivas atualizações de software que são feitas, o que é bom, pode causar um grande problema. Isto porque, em breve, chegaremos às versões 100 do Chrome e Firefox, mas se poderia ser um motivo de festejo, pode se rum grande problema. Isto porque alguns sites podem não ser capazes de reconhecer a nova versão do navegador e pode levá-los a não funcionar.

Atualizações do Chrome e Firefox podem causar problemas na internet

Então o que é que acontece os browser têm um identificador, Agent, que identifica o browser que se liga ao website, bem como algumas informações, como o sistema operativo utilizado ou a arquitetura CPU. Este é um exemplo:

Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1; Win64; x64; rv:47.0) Gecko/20100101 Firefox/47.0
Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X x.y; rv:42.0) Gecko/20100101 Firefox/42.0

Ora, até agora, toda as versões de browser apenas utilizavam dois dígitos, mas com o crescimento do número de versões, estamos a  aproximar-nos dos três dígitos e é esta alteração que poderá causar problemas.

A Mozilla, criadora do Firefox, lançou uma experiência que visava ver como os números das versões com três dígitos afetariam os sites, que agora foi divulgado. Alguns sites, incluindo HBO Go, Bethesda e Yahoo, foram negativamente afetados pela análise incorreta de uma cadeia de agentes de utilizadores contendo um número de versão de três dígitos. Alguns websites ainda causaram alguns erros, incluindo mensagens “O seu browser não é suportado”, problemas de renderização do site, códigos de erro 403 entre outros.

E como é que um pormenor destes pode causar tanto impacto. Segundo a Mozila, sem especificações, alguns browsers não têm uma cadeia de utilizadores-agentes uniforme e alguns sites não manuseiam corretamente os browsers. É possível que muitos sites que não tenham especificado que tipo de navegador suportam sejam incompatíveis e, como vimos, isto não acontece em muitos sites, inclusive em sites importantes.

Apesar das recentes alterações do Internet Explorer e Firefox ao código de string do seu browser para reflectir a estabilidade do browser, os programadores dos browsers têm um plano para contrariar os “bugs” de quaisquer sites que impeçam os browsers de carregar.

Tanto o Firefox como o Chrome congelarão o número do navegador a 99 na sua string UA para mitigar os problemas que poderão causar.

As atualizações para as versões de três dígitos acontecerão no próximo dia 29 de março para o Chrome e 3 de Maio para o Firefox, portanto não falta muito. Esperemos que não se torne um grande problema.

Não faz lembrar o problema do ano 200 nos computadores, chamado de Y2K?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui