O plano do novo CEO da Ford para o software do fabricante

A Ford, que está no meio de uma reviravolta no seu core business, está a tentar navegar numa mudança para veículos elétricos, veículos autónomos, bem como para indústria que é cada vez mais sobre software. Jim Farley, o novo CEO assume o lugar de Jim Hackett, que dinamizou o construtor automóvel nos últimos três anos.

Farley delineou uma série de mudanças de liderança e um plano que inclui “expandir o seu negócio de veículos comerciais com um conjunto de serviços de software de forma a impulsionar a lealdade e fluxos de receitas recorrentes” e “desencadear tecnologia e software de forma a diferenciar a Ford dos concorrentes”.

Além disso, a Ford procura desenvolver veículos conectados e criar novos negócios a partir do sistema de condução autónoma da AI da Argo. A nossa ´stack tecnológica´ foi concebida para acelerar o desenvolvimento e entrega de experiências diferenciadas de clientes. E isso inclui tanto o nosso retalho como os nossos veículos comerciais. Estamos a desenhar esta pilha de tecnologia para ser à prova do futuro, para ligar o veículo ao mundo inteligente que o rodeia.

Vai ser capaz de evoluir e integrar-se continuamente no mundo inteligente e melhorar com o tempo através do fornecimento de atualizações over-the-air. Estamos projetando-o para mover a inteligência dos sensores e actuadores num cluster de computação central de alto desempenho no veículo para que possamos criar uma verdadeira plataforma digital sobre os quais podemos inovar com software e serviços adicionais que irão fornecer experiências como o consumo de TV, música ou até mesmo apps de compras. Estes são os blocos de construção também para um ´infotainment´ mais avançado, bem como uma autonomia de nível 4.

Kenneth Washington CTO, acrescentou que a Ford contratou mais de 3.000 especialistas em computação avançada para trabalhar na pilha de tecnologia e tecnologias circundantes, incluindo coisas como cidades inteligentes, serviços de mobilidade, computação e análise. Referiu ainda: “Se desmontasses um futuro Ford, digamos, daqui a 10 anos, a maior diferença que veriamos é que os serviços de software, computação e detecção irão ser servidos por um módulo de computação central.

E isso é muito importante porque é mais como se estivéssemos habituados a ver com os smartphones e dispositivos inteligentes que nos rodeiam nas nossas casas todos os dias. Assim, este design permitiria-nos realmente alavancar o poder de alta conectividade de largura de banda que acontece em torno do veículo.” No futuro, as mudanças de veículos serão tratadas com atualizações através de software e algoritmos em vez de hardware, disse Washington. Estas atualizações começariam com software, mas design de arquitetura elétrica, bem como memória partilhada e sistemas de energia para várias zonas do veículo.

Jim Farley que assumiu hoje o cargo de CEO da Ford detalhou como o software e os serviços serão cruciais para a inovação dos seus consumidores e veículos comerciais. Assim, o plano do novo CEO da Ford, Jim Farley, para o fabricante de automóveis inclui uma dose pesada de software e serviços para o seu negócio de veículos comerciais, bem como para um novo consumidor experiências para impulsionar a lealdade. O transporte está prestes a ter um reboot baseado na tecnologia. Os detalhes ainda estão a ganhar forma, mas os futuros sistemas de transporte estarão certamente ligados, orientado por dados e altamente automatizados.

A Ford também está à procura de um novo CIO, uma vez que Jeff Lemmer se vai reformar a 1 de janeiro. O seu sucessor vai liderar toda esta plataforma de tecnologia e software da Ford. A estratégia tecnológica de Farley aterra após uma apresentação de investidores a 16 de setembro por Kenneth Washington, o CTO. Washington delineou a conectividade necessária de veículos inteligentes no futuro que incluirão 5G, satélites e borda, nuvem e computação de nevoeiro.

Fonte: ZDNet

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here