O Photoshop “verdadeiro” vai ser lançado para iPad

15 de Outubro de 2018
2 Partilhas 171 Visualizações

A Adobe quer mesmo passar a ideia de que a app Photoshop CC para o iPad, que foi anunciada na segunda-feira, é mesmo o “photoshop real”. Esta aplicação será lançada algures em 2019.

O código que rege este software é o mesmo da versão desktop, para computador. A interface foi repensada para se enquadrar no iPad, porém, as principais funcionalidades disponíveis para computador, também se encontram disponíveis no Photoshop CC para o iPad. O desafio foi tornar um programa tão complexo em algo funcional num dispositivo que não conta com rato nem teclado. Tudo é feito através do toque. Este novo modo de interacção entre utilizador e software obrigou os engenheiros envolvidos no projecto a pensar em novas formas intuitivas de apresentar o design da aplicação.

Repensar o Photoshop enquanto “sistema”

A Adoba vai introduzir um sistema parecido ao do Google Docs para os utilizadores fazerem gestão dos seus ficheiros .psd na Cloud. Ou seja, a Cloud PSD permitirá aos utilizadores iniciarem e editarem os seus projectos com menores preocupações de onde guardar o clássico ficheiro psd. Desde que exista uma ligação à internet, a lista de projectos do utilizador estará sempre disponível.

Segundo a Adobe, este trabalho de tornar o Photoshop “um sistema” tem vindo a ser realizado afinco desde 2011, quando foi introduzido o modelo Creative Cloud, que permite uma subscrição mensal ao Photoshop, um programa que está “sempre a evoluir”.

Um trabalho de portabilidade que durou 18 meses

Trazer um programa como o Photoshop para o iPad não é uma tarefa simples. Dois engenheiros da Adobe começaram o projecto 18 meses atrás com o objectivo claro de transitar a base de código da versão de computador para o iPad. O produtor chefe da Adobe, Scott Belsky, sublinhou que existiram diversos momentos de “dúvida”. O director Pam Clark sublinhou que a direcção ficou “surpreendida” e “impressionada” com o trabalho que os engenheiros desenvolveram para tornar a experiência poderosa e fluida.

Fonte: The Verge

Artigos interessantes

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã
Destaques
45 Visualizações
Destaques
45 Visualizações

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã

Bruno Peralta - 17 de Janeiro de 2019

Falta pouco mais de um mês para a grande apresentação da Samsung, que decorrerá no dia 20 de fevereiro para…

Twitter libera versão cronológica da timeline
Redes Sociais
23 Visualizações
Redes Sociais
23 Visualizações

Twitter libera versão cronológica da timeline

João Pedro Souza - 17 de Janeiro de 2019

Uma nova atualização do Twitter para Android traz a possibilidade de visualizar o feed na ordem cronológica. Opção que já…

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento
Destaques
3 Partilhas46 Visualizações
Destaques
3 Partilhas46 Visualizações

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento

Bruno Peralta - 16 de Janeiro de 2019

Os fabricantes de smartphones estão retirando lentamente os tradicionais leitores de impressão digital em favor dos sensores no ecrã, mas…

Comente

O seu email não será publico