O Photoshop “verdadeiro” vai ser lançado para iPad

A Adobe quer mesmo passar a ideia de que a app Photoshop CC para o iPad, que foi anunciada na segunda-feira, é mesmo o “photoshop real”. Esta aplicação será lançada algures em 2019.

O código que rege este software é o mesmo da versão desktop, para computador. A interface foi repensada para se enquadrar no iPad, porém, as principais funcionalidades disponíveis para computador, também se encontram disponíveis no Photoshop CC para o iPad. O desafio foi tornar um programa tão complexo em algo funcional num dispositivo que não conta com rato nem teclado. Tudo é feito através do toque. Este novo modo de interacção entre utilizador e software obrigou os engenheiros envolvidos no projecto a pensar em novas formas intuitivas de apresentar o design da aplicação.

Repensar o Photoshop enquanto “sistema”

A Adoba vai introduzir um sistema parecido ao do Google Docs para os utilizadores fazerem gestão dos seus ficheiros .psd na Cloud. Ou seja, a Cloud PSD permitirá aos utilizadores iniciarem e editarem os seus projectos com menores preocupações de onde guardar o clássico ficheiro psd. Desde que exista uma ligação à internet, a lista de projectos do utilizador estará sempre disponível.

Segundo a Adobe, este trabalho de tornar o Photoshop “um sistema” tem vindo a ser realizado afinco desde 2011, quando foi introduzido o modelo Creative Cloud, que permite uma subscrição mensal ao Photoshop, um programa que está “sempre a evoluir”.

Um trabalho de portabilidade que durou 18 meses

Trazer um programa como o Photoshop para o iPad não é uma tarefa simples. Dois engenheiros da Adobe começaram o projecto 18 meses atrás com o objectivo claro de transitar a base de código da versão de computador para o iPad. O produtor chefe da Adobe, Scott Belsky, sublinhou que existiram diversos momentos de “dúvida”. O director Pam Clark sublinhou que a direcção ficou “surpreendida” e “impressionada” com o trabalho que os engenheiros desenvolveram para tornar a experiência poderosa e fluida.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here