O lado robótico da CES’12

A Consumer Electronics Show é a melhor maneira de começar o ano: muita tecnologia e muitas novidades para os 350 dias que se avizinham. Mas a CES é bem mais que tablets, smartphones e televisões.

A robótica é uma das áreas que pertence ao Dark Side da CES. São pequenos, para já ainda não têm grande utilidade, em princípio serão caros, têm um «piadão» enorme e dão que pensar ao mesmo tempo. Os robôs são, por agora, estrelas de vídeos e apresentações engraçadas mas no futuro podem ser os principais companheiros do Homem.

Um robô que fez sucesso na CES 2012 foi o Tosy DiscoRobo, o bonequinho de metal dançarino. Ele dança melhor que muitos dançarinos abstractas, que muitos alcoolizados de discoteca e melhor que o presidente da Rússia. Os passos podem parecer repetidos, mas o flow ninguém lhe tira:

O DiscoRobo é uma criação da Tosy Robotics, empresa vietnamita de robótica, que não se limitou ao boneco dançarino. Apresentaram também na CES 2012 o SketRobo, um homenzinho de metal que desenha com um pormenor e concentração dignas de um robô. A postura na mesa e a forma como agarra na caneta é que são humanamente humanas. Diz quem esteve em Las Vegas que o DaVinci vietnamita tem uma câmara que detecta movimento e é capaz de reconhecer caras, reproduzindo-as mais tarde no papel:

O Murata Boy é mais do estilo desportista – consegue equilibrar-se sozinho numa bicicleta. Apesar de já ter seis anos, as demonstrações da sua habilidade não são muito comuns, pelo que nunca é demais recordar. Em 50 centímetros de altura e cinco quilos de peso, estão sensores de choque, Bluetooth, giroscópio e ultrasons (com tanta engenhoca quem é que não sabe andar de bicicleta?).

O ciclista mecânico consegue pedalar para a frente e para trás, até dois quilómetros, consegue virar e desviar-se de obstáculos e subir pequenas elevações. O balanço é responsabilidade do boneco, o trajecto é definido via computador.

http://www.youtube.com/watch?v=IlaXRP2COsw

Para o ano há mais e possivelmente um dia os robôs vão estar definitivamente na moda. Todos os produtos de electrónica que agora fazem as delícias dos utilizadores, esses, deverão estar incorporados nos «humanóides metalóides».

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui