O Japão irá desenvolver o seu primeiro vírus informático contra ataques de Malware

Geralmente associamos o nome vírus, a algo que não é bom, que faz mal, a nível biológico o vírus decididamente não é bom para o nosso organismo e é considerado como inimigo. Mas e um vírus informático? Poderá ser benéfico? É algo que não ouvimos muito mas por este andar acho que iremos mudar de ideia brevemente.

O Japão irá desenvolver o seu primeiro vírus informático, como uma medida de defesa contra ataques informáticos. Este vírus irá funcionar como um impedimento contra invasão de  ataques de malware no sistema de um computador.

O governo disse que está a procurar melhorar as suas capacidades de defesa além dos domínios terrestre, marítimo e aéreo para enfrentar os desafios de segurança em novas áreas, como o ciberespaço e o espaço sideral, em meio a avanços tecnológicos nos últimos anos.

O Japão fica atrás de outros países ao lidar com a ameaça de ataques informáticos. Planeando assim aumentar o número de funcionários na sua unidade de ciberespaço de 150 para 220, comparado com 6.200 nos Estados Unidos, 7.000 na Coreia do Norte e 130.000 na China, de acordo com o ministério.

O ministério tem considerado medidas específicas contra ataques informáticos desde que se comprometeu a reforçar sua defesa do ciberespaço, sob as mais recentes directrizes de defesa nacional lançadas em Dezembro passado.

Alguns especialistas em defesa, dizem que a capacidade de obstruir o uso do ciberespaço por um inimigo, pode exceder os limites da política exclusivamente orientada para a defesa do país.

O vírus, a ser desenvolvido por empresas privadas, será usado apenas para fins de defesa – não para ataque preventivo – disse uma fonte do ministério. A política do governo permite ataques informáticos apenas contra um país ou uma organização considerada equivalente a um país.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here