O Facebook prepara-se para lançar um satélite para o espaço

O Facebook está a planear lançar um satélite para fornecer internet a locais remotos do planeta. De acordo com uma reportagem do website Wired, a Comissão de Comunicações Federal dos Estados Unidos da América tem estado em conversações com o Facebook no sentido de tornar este satélite uma realidade.

O satélite terá o nome de Athena e será lançado no início de 2019. O objectivo do satélite passa por “fornecer acesso à internet de forma eficiente a zonas sem acesso ou com pouco acesso ao longo do planeta”.

Mais uma empresa a entrar neste novo mercado

O Facebook é apenas a última empresa a criar planos concretos para lançar satélites para órbita com o objectivo de fornecer internet. A SpaceX de Elon Musk e a OneWeb são duas organizações bem financiadas e com objectivos similares. A SpaceX, na realidade, já iniciou o projecto ao enviar no passado Fevereiro dois satélites Starlink que terão sido os primeiros de centenas que a empresa planeia colocar em órbita.

É a segunda tentativa para o Facebook

Esta será a segunda tentativa para o Facebook, que em 2016 tentou enviar um satélite para a órbita através de um roquete da SpaceX. O objectivo deste satélite seria fornecer internet a zonas remotas de África. Porém, o satélite de $95 milhões de dólares explodiu no lançamento.

Expansão do programa Internet.org

O Facebook tem um programa internacional denominado Internet.org que tem como objectivo levar a internet a regiões do mundo sem acesso. Segundo a empresa, cerca de 100 milhões de pessoas recebem internet através deste programa. No entanto, a internet que é recebida através deste programa é muito limitada tanto em termos de velocidade como em termos de possibilidades de navegação.

Este satélite enquadra-se neste objectivo do Facebook de tornar a internet mais universal. Obviamente, o Facebook só tem a ganhar com o facto de cada vez mais pessoas se ligarem à internet, portanto é lógico que esta seja uma das preocupações sociais da empresa.

Fonte: Wired

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here