O concept de Ferrari F40 atualizado para os dias de hoje

“Se Deus fosse uma máquina, certamente seria um F40” referiu Enzo Ferrari. O modelo F40 da construtora de Maranello foi o último super desportivo a ser aprovado por Enzo, o fundador da marca. É sem dúvida, a máquina, criada para celebrar os 40 anos da Ferrari como construtora automóvel. A importância era tal que, mesmo aos 89 anos, Enzo Ferrari supervisiou o desenvolvimento de toda a essência do desportivo.

Este modelo era, para a época uma estrondosa máquina do asfalto, um coupê de duas portas, tração traseira e um incrível motor central (localizado próximo da traseira) para um centro de gravidade mais baixo. O F40 contava com algumas das inovações aerodinâmicas utilizadas em automóveis de competição. O Ferrari F40 foi o carro mais rápido do mundo de produção em série, sendo capaz de atingir uns incríveis 324 km/h — graças a um incrível motor 2.9l V8 Bi-Turbo, em conjunto com uma transmissão manual de cinco velocidades.

O aspeto estético do automóvel ficou à responsabilidade da Pinifarina de Turim, que se preocupou em desenvolver um design que aplicasse menor arrasto, sem comprometer a estabilidade, mas aumentando a velocidade máxima. Face a todo este sucesso, a construtora italina conseguiu iniciar a sua produção em massa até 1991, tendo produzido um total de 1.311 unidades.

Agora, surgiram alguns rumores de que a Ferrari estaria a preparar um novo modelo baseado no F40 — que pode vir a ser lançado, dentro de muito em breve. Contudo, não tome isto com algo sério pois, como nós próprios frisamos, é um rumor. Mas se estiver tão entusiasmados quanto nós, de certo que isto não lhe irá passar ao lado, bem como, a todos os amantes de automóveis.

Inspirado no modelo comemorativo de finais dos anos 80, a página do Instagram, o FutureCarsNow adiantou-se e desenvolveu um projeto daquilo que pode ser o novo modelo baseado no F40 de 1987 — e diga-se de passagem que é bastante entusiasmante, mantendo algumas das linhas mais clássicas, mas abordando uma parte frontal próxima daquela que temos visto em modelos mais recentes.

Crê-se que possa ter como referência, o F8 Tributo e o seu motor V8 Bi-Turbo de 3.9l — que graças a 30 anos de modernidade, em comparação alcança em menos tempo os 0 aos 100 km/h (face ao menor atraso na resposta do turbo e da transmissão automática contra a tradicional de cinco velocidades). Provavelmente, manter-se-ia o motor central, como é possível verificar através do modelo baseado no SF90.

Resta-nos aguardar por mais novidades por parte da construtora italiana a fim de sabermos se é este o novo modelo ou não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui