O Computador mais barato do mundo esgotou em apenas 2 horas

O Raspberry Pi, o computador mais pequeno e mais barato do mundo, esgotou em apenas duas horas, depois de ter sido colocado à venda, nesta quarta-feira no Reino Unido.

Foram desenvolvidas duas versões deste mini computador, que tem o tamanho de um cartão de crédito , o Modelo A custa 25 dólares (cerca de 18 euros) e tem um processador com arquitetura ARM de 700 MHz, 256 MB de RAM, saídas HDMI e RCA, enquanto que o armazenamento fica a cargo de um cartão SD.

A segunda versão, denominado Modelo B, custa 35 dólares (cerca de 25 euros) e para além das mesmas características do Modelo A, inclui duas portas USB e uma porta Ethernet, para garantir uma maior conectividade, tanto à internet, como a outros dispositivos.

Segundo a organização responsável pelo desenvolvimento do produto, a Raspberry Pi Foundation, disse que o stock inicial esgotou-se, mas estão já a ser produzidas milhares de novas unidades do Pi em fábricas na China, uma vez que ambos os fornecedores localizados no Reino Unido, a Premier Farnell e a RS Components, afirmam que a lista de espera de novos pedidos está a aumentar consideravelmente.

“Não achamos que o Raspberry Pi seja a solução dos problemas do mundo da computação, mas acreditamos que pode ser um catalisador. Queremos ter um computador barato, acessível e programável em todos os lugares”, afirmou Eben Upton, professor e co-fundador da organização.

“Esperamos que o Raspberry Pi promova o renascimento da programação entre os jovens de todo o mundo. Afinal, o objetivo inicial era incentivar o estudo da ciência da computação e voltar a torná-lo divertido”, afirma.

Eben Upton, afirma também que o Raspberry Pi inclui um GPU cujo poder de processamento é duas vezes superior ao do iPhone 4S e nem mesmo o Tegra 2, da NVIDIA, se fica a rir deste computador de bolso.

Inicialmente previsto para fins educacionais, e o facto de incluir um poderoso GPU e processador ARM, despertou a atenção dos entusiastas da informática. Ambas as versões do Raspberry Pi correm o sistema operativo Linux e para reduzir ainda mais os custos, chegam ao mercado, tal como uma motherboard, ficando ao critério de cada um, a compra da respectiva caixa.

Se este mini computador, tem realmente uma capacidade incrível para reproduzir vídeos com qualidade Blu-ray, a 1080p sem paragens, qualquer pessoa poderá ter em sua casa um Mediacenter Low Cost.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here