O Citroën C5 2022 — o modelo de gama alta da marca — já tem imagem

Os franceses da Citroën têm sofrido diversas mudanças nos últimos anos, tanto ao conceito, ideologia e até proposta de valor. Ainda para mais com a separação da DS Automobiles — que, em 2014 deixou de ser o departamento de gama alta da Citroën passando a ser uma marca de luxo independente dentro do grupo PSA (agora, da Stellantis — que junta a PSA e FCA).

O C5 sempre foi um dos modelos mais sofisticados da Citroën, sendo considerado um sedan de luxo de segmento D, onde ao contrário das concorrentes, as linhas abandonavam um pouco aquela imagem tradicional de um sedan ou mesmo fastback. O novo C5 de 2025 foi visto recentemente em estrada (na altura gerou algumas dúvidas) devidamente mascarado a fim de manter a imagem protegida. Em uma recente fuga de informação, foram reveladas renderizações do modelo de 2022 e que surpreende a comunidade do mundo automóvel.

Enquanto, marcas do mesmo grupo, como a Peugeot ou a Alfa Romeo trazem veículos inovadores mas obedecendo a um identidade que se tornou plausível, a Citroën procura abranger novos nichos de mercado que possam manter o crescimento dos últimos anos para o público mais jovem. Em geral, todas procuram atingir vários segmentos, mas os parisienses da Citroën parecem continuar a procurar uma identidade que os destaque dos demais.

O Citroën C5 2022 apresenta um design, em certa medida, extravagante misturando vários conceitos da indústria automóvel, partindo de uma vertente sedan, abrangendo traços de SUV e aspeto de um crossover. O layout e design procura enquadrar-se junto com típico sedan, mas a altura ao solo de crossover e altura do tejadilho de um modelo SUV. Este modelo recorre à plataforma do atual parente próximo em comercialização, o C5 Aircross, a plataforma EMP2.

Visto que partilha esta plataforma com outros modelos da Stellantis, existe uma forte possibilidade de estarmos perante um modelo com uma unidade de potência híbrida plug-in, ou seja, que possa circular em modo cem por cento elétrico ou como auxiliador de potência, sempre que necessário.

Para além disso, o toque Citroën torna este modelo ainda mais completo se incluir a patenteada tecnologia de suspensão com batentes hidráulicos progressivos — que melhora o conforto de condução.

A confirmar-se isto, estaremos perante uma grande proposta a introduzir no próximo ano de 2022. Aguardemos por informações oficiais por parte da Citroën aquando do anúncio e lançamento do automóvel topo de linha da afamada marca, agora da Stellantis.

Parece ser esta a linha que irá ser seguida para os próximos anos, pelo menos, se assim ditar o mercado — e bem sabemos o quão importante isso é para qualquer fabricante.

Fonte Motor1.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui