O autocarro elétrico que percorre 563 km sem recarregar

proterra-catalyst-e2-series

Vivemos numa realidade que procura desesperadamente eliminar a dependência dos combustíveis fósseis. Graças a este paradigma temos assistido ao surgimento de novas empresas, novas marcas e novas tendências.

Para um mundo mais verde, a empresa Proterra, já apelidada da Tesla dos autocarros, mostrou o seu mais recente projeto: o autocarro Catalyst E2 Series. Este autocarro recorre a um sistema de propulsão totalmente elétrico e que foi desenhado para o serviço de transportes públicos em malha urbana. Para fazer face às exigências, a equipa de desenvolvimento dimensionou a capacidade das baterias de forma a que fosse capaz de circular um dia inteiro, ou seja, que tivessem uma monstruosa autonomia de 563 km.

A verdadeira estrela deste projeto é a bateria que tem 660 kWh de capacidade e ocupa apenas o espaço de um colchão (para termos uma noção tem 11 vezes a capacidade do novo Chervolet Volt, e praticamente 20 vezes a do mais recente BMW i3). Através de carga rápida, o Proterra Catalyst E2 Series necessita apenas de 5 horas para recarregar as baterias desde zero até 100 por cento.

proterra-catalyst-e2-series-2

Apesar da grande quantidade de energia que consegue armazenar a bateria deste autocarro elétrico que revolucionará as cidades de um muito próximo futuro é bastante leve, pesando o Catalyst E2 Series apenas 12 toneladas, num comprimento de 12,2 metros. Tanto o peso como as dimensões situam-se entre a média neste tipo de veículos. o sistema de regeneração da energia cinética assegura o aproveitamento de 92% deda energia cinética co autocarro elétrico.

A entrada ao serviço do Proterra Catalyst E2 Series acontecerá em 2017 em Los Angeles, existindo já outras operadoras de transporte interessadas neste autocarro que custará cerca de 800.000 dólares, quase 2,5 vezes mais do que autocarro convencional.

Fonte: Wired

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here