Nvidia RTX Series 30 oficialmente revelada pela marca

Esta terça feira, dia 1 de setembro, a Nvidia finalmente quebrou o silêncio e revelou a sua próxima geração de placas gráficas, a Nvidia RTX Series 30, que terá o dobro da performance da atual Nvidia RTX Series 20.

Segundo Huang, CEO da Nvidia, graças às novidades trazidas pela nova arquitetura Ampere, as novas RTX 3000 representam o maior salto de desempenho da história da Nvidia, dizendo ainda que “Daqui a 20 anos, olharemos para trás e veremos que o futuro dos games começou agora”.

Para além da revelação da nova geração de placas gráficas da Nvidia, esta também anunciou a chegada do DLSS 2.0 e do Ray Traicing a vários jogos já existente e a futuros, tendo mostrado uma gameplay do novo Call of Duty: Balck Ops Cold War com o Ray Traicing da nova Nvidia RTX Series 30.

As GPUs GeForce RTX 30 Series oferecem o melhor desempenho para jogadores e criadores. Elas são alimentadas por Ampere — a arquitetura RTX de 2ª geração da NVIDIA — com novos RT Cores, Tensor Cores e multi processadores de streaming para os gráficos de Ray Traicing mais realistas e recursos de Inteligência Artificial de ponta.

Farão parte da nova Nvidia RTX Series 30 as placas gráficas RTX Geforce 3070, RTX Geforce 3080 e a RTX Geforce 3090, deixando de fora a RTX Geforce 3060, existindo diferenças em termos das especificações, tamanho e design das três.

Os novos processadores conseguem duplicar a saída do FP32, de precisão simples, conseguindo chegar até 30 teraflops de desempenho bruto e também duplicar o que era possível entregar em núcleos para Ray Tracing nas RTX Series 20. Nos núcleos Tensor, a quantidade de teraflops foi 238 e este número promete um trabalho mais eficiente em tarefas de inteligência artificial, como no DLSS, agora 2.0, da própria Nvidia.

Outra alteração em relação à geração passada é a memória RAM, sendo agora GDDR6X em vez de GDDR6, presente apenas nas RTX 3080 e 3090, deixando a RTX 3070 ainda com GDDR6, o que garante uma velocidade próxima de 1 TB por segundo em banda de memória para aplicações da placa gráfica, basicamente o dobro da velocidade da GDDR6 presente na GeForce RTX 2080.

Em relação ás especificações de cada placa gráfica, a Nvidia RTX Geforce 3070 terá no seu interior 8 GB de memória RAM GDDR6, 1.73 GHz de velocidade de boost clock e ainda 5888 NVIDIA CUDA cores, sendo por isso a mais fraca das três. Em termos do seu design, esta será a mais pequena das três, tendo um conector de 8 pinos, 2 ventoinhas e menos um tubo de dissipação de calor em relação ás outras.

A Nvidia RTX Geforce 3080 será composta por 10 GB de memória RAM GDDR6X, 1.71 GHz de velocidade de boost clock e ainda 8704 NVIDIA CUDA cores, sendo por isso a gráfica intermédia das três. Em termos do seu design, esta será maior do que a RTX Geforce 3070 e mais pequena do que a RTX Geforce 3080, tendo dois conector de 8 pinos, 2 ventoinhas e quatro tubos de dissipação de calor.

A Nvidia RTX Geforce 3090 terá 24 GB de memória RAM GDDR6X, 1.70 GHz de velocidade de boost clock e ainda 10496 NVIDIA CUDA cores, sendo por isso a gráfica mais poderosa das três. Em termos do seu design, esta será a maior das três, tendo dois conector de 8 pinos, 2 ventoinhas e quatro tubos de dissipação de calor.

As novas placas gráficas da Nvidia serão também enormes dissipadores de calor, graças à sua estrutura de alumínio com quatro tubos de calor maciços e duas ventoinhas, o que permite uma maior circulação do ar quente e frio nas gráficas, mostrando que a NVIDIA não está apenas focada na performance das placas, mas também em muitos outros aspetos importantes, como a dissipação de calor.

A nova Nvidia RTX Series 30 promete ser a melhor geração de placas gráficas da Nvidia, dando um enorme salto da geração anterior para esta, o que irá melhorar bastante a experiência e a gameplay de vários jogos a todos os jogadores que as tiverem.

As novas gráficas chegarão ao mercado ainda este ano, mas em dias diferentes, com a Nvidia RTX Geforce 3080 a chegar no dia 17 de setembro, por 699$; a Nvidia RTX Geforce 3080 a chegar no dia 24 de setembro, por 1.499$; e a Nvidia RTX Geforce 3090 a chegar em outobro, por 499$.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui