NVIDIA RTX Remix: Uma nova vida para os jogos antigos

A remasterização de jogos antigos para desfrutar em PCs modernos não é uma novidade, mas a NVIDIA está a elevar o jogo com o seu RTX Remix. Este promete ser uma ferramenta inestimável para incorporar tecnologias gráficas atuais e melhorar a qualidade visual dos jogos. A NVIDIA lançou recentemente a beta aberta do RTX Remix, de forma gratuita, e a comunidade de modders está ansiosa para explorar as suas potencialidades.

O mundo do modding para jogos em PC é colossal. Todos os anos, mais de 10 mil milhões de mods são descarregados, melhorando diversos aspetos dos jogos, desde gráficos e som, a jogabilidade, suporte a novos periféricos e, em alguns casos, ampliação de conteúdo. Estes mods estendem a vida útil desses jogos antigos, permitindo-nos continuar a desfrutar deles como se fossem novos.

O NVIDIA RTX Remix foi anunciado com a apresentação oficial das placas gráficas RTX 40 e já demonstrou a sua enorme capacidade em alguns dos jogos suportados. Como exemplo, este conjunto de ferramentas foi utilizado por um grupo de modders de Half-Life para remasterizar o shooter em primeira pessoa da Valve, Half-Life 2 RTX, com resultados impressionantes.

A beta aberta do NVIDIA RTX Remix permitirá aos modders atualizar jogos com APIs anteriores (DirectX 8 e 9 principalmente) incorporando tecnologias gráficas avançadas como DLSS e Reflex. As novas ferramentas suportam efeitos gráficos de ray tracing, “ativos modernos de renderização física (PBR)” e as ferramentas de IA que devem ser úteis para a importante tarefa de atualização das texturas.

O que torna o RTX Remix especial é que oferece aos modders a oportunidade de remasterizar os gráficos de uma ampla variedade de jogos com exatamente o mesmo fluxo de trabalho e ferramentas, algo que não é comum no mundo do modding. Os modders mais experientes que dominam outras aplicações, poderão usá-las em conjunto com o RTX Remix.

A NVIDIA está a trabalhar com o portal ModDB.com para ajudar os criadores de mods com estes projetos de remasterização. O site já lista uma grande quantidade de jogos que podem ser melhorados com as técnicas do RTX Remix. Alguns estão nos seus inícios, outros em desenvolvimento e outros são totalmente jogáveis. Mas o potencial para melhorar e adicionar novos títulos é vasto.

Os modders que necessitam de ajuda ou que procuram colaboradores para o seu próprio projeto de remasterização, podem recorrer ao canal oficial RTX Remix no Discord para conversar com outros criadores. Este projeto é muito interessante e vai permitir-nos continuar a desfrutar dos grandes jogos clássicos, mas com as melhores visuais que as tecnologias gráficas atuais permitem.

Na minha opinião, este é um passo emocionante para o mundo dos jogos e estou ansioso para ver o que a comunidade de modding irá criar com estas novas ferramentas.

Fonte: Nvidia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui