Nvidia oficializa limitação a minerar às RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti

A Nvidia anunciou limites radicais de taxa de hash que irão estar inseridas às placas de gráficas GeForce RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti. A partir do final de maio, a Nvidia vai relançar essas placas gráficas da série RTX 30 sob o banner ‘LHR’, ou “Lite Hash Rate”, e diz que está a trabalhar com os fabricantes para garantir que os clientes saibam exatamente o que estão a comprar, para que as placas gráicas vá para as mãos de jogadores.

“Para ajudar a colocar as GPUs GeForce nas mãos dos jogadores, anunciamos em fevereiro que todas as placas de vídeo GeForce RTX 3060 foram enviadas com uma taxa de hash Ethereum reduzida”, disse a empresa em um blog. “Hoje, estamos tomando medidas adicionais aplicando uma taxa de hash ETH reduzida às placas gráficas GeForce RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti recém-fabricadas. Essas placas começarão a ser enviadas no final de maio.”

As novas GPUS também receberão um novo identificador, LHR, para Lite Hash Rate. A Nvidia diz que esse identificador será encontrado em todas as listas de produtos e na própria caixa, para que os miners também saibam que estas placas gráficas não terão o desempenho esperado para o mining. Para isso, a Nvidia tem a sua de placas gráficas CMP (Cryptocurrency Mining Processor), destinadas em exclusivo à mineração de criptomoedas.

Não se sabe se o RTX 3060 de 12GB, a primeira GPU com o limitador, receberá uma atualização para reativar o limitador. Nem a Nvidia confirma que todos os lançamentos futuros virão com um limitador, como mas placas GeForce RTX 3080 Ti, RTX 3070 Ti ou RTX 3050 Ti.

Nenhuma placa de vídeo produzida antes da série LHR receberá um limite de criptomoeda via atualização, afirmou a Nvidia.

O limitador de taxa de hash da Nvidia lançado com o RTX 3060 12GB detecta quando um usuário começa a minerar Ethereum e diminui as habilidades computacionais para a metade de sua velocidade original. Não é simplesmente um limite do driver, ele é implementado no driver, vBIOS e na própria GPU. No entanto, acabou por ser a própria Nvidia com uma versão de driver de programador, contendo código que contornava o limitador Ethereum no RTX 3060, que foi lançada logo após o lançamento da placa, desbloqueando o limitador codificado.

Isso significa que não sabemos realmente o quão bem o limitador aguenta alguns hackers. Tampouco sabemos com certeza se resistirá ao teste do tempo contra um esforço mais concentrado. A Nvidia, no entanto, está confiante de que seu impulso renovado com LHR “colocará mais placas GeForce com preços melhores nas mãos de jogadores de todos os lugares” e esperamos que esteja certo.

Fonte: Nvidia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui