Nvidia lança uma série de atualizações sensacionais na Gamescom 2019

Hoje marca o lançamento de uma das maiores atualizações de drivers da GeForce em meses, com a Nvidia lançando seu ‘Driver Gamescom Ready’ com grandes melhorias de desempenho e recursos há muito solicitados, como escalonamento de GPUs, um modo de latência ultra baixa e uma nova nitidez de filtro Freestyle.

O driver já está disponível para download e deve aparecer no GeForce Experience em breve. A adição mais empolgante para os jogadores competitivos é o modo de latência ultra baixa, uma configuração acessível no Nvidia Control Panel que reduz a latência em até 33% “enviando quadros para serem renderizados logo antes da GPU precisar deles”.

O novo modo parece ser uma resposta direta à recente inclusão do recurso Radeon Anti-Lag da AMD em suas placas gráficas da série RX 5700 , que funciona de maneira semelhante.

Esse tipo de agendamento just-in-time é mais complexo do que a configuração anterior de “máximo de quadros pré-renderizados” no Nvidia Control Panel, apesar de ter o mesmo objetivo de reduzir a latência.

Em vez de reduzir o número de quadros na fila para garantir que o quadro que está sendo desenhado contenha as informações mais atualizadas, o modo de latência ultrabaixa controla o ritmo desses quadros para que sejam gerados da última vez (micro ) segundo antes de serem necessários.

gamescom_2019_geforce_game_ready_driver_ultra_low_latency_chart

A Nvidia sugere que o recurso é mais eficaz em cenários com limites de GPU entre 60 e 100fps; Títulos com muito CPU, como o CS: GO, que são executados em taxas de quadros extremamente altas, apresentam melhorias mais moderadas.

O modo de latência ultra baixa está sendo lançado na versão beta no momento, e funciona com títulos DirectX 9 e DirectX 11 – em APIs mais modernas, como DirectX 12 e Vulkan, o próprio jogo é responsável por enfileirar quadros em vez do driver gráfico. não tem efeito.

GPUs

O próximo passo é o escalonamento de números inteiros de GPU, uma forma de aumentar os jogos retro e pixel art como FTL, Terraria e Hotline Miami para preencher monitores de alta resolução.

A ideia aqui é evitar a falta de nitidez introduzida por algoritmos de escala típicos, como a interpolação linear encontrada em monitores e GPUs, optando por imagens perfeitamente dimensionadas que mantenham a aparência nítida da arte original.

O novo recurso se esconde na tela de tamanho e posição do desktop no painel de controle da Nvidia em GPUs Turing (RTX e GTX série 16).

gamescom_2019_geforce_game_ready_driver_integer_scaling_ftl_850px

Esse recurso foi solicitado por fãs de retro, emulação e pixel art por anos, então é ótimo ver que ele finalmente foi incluído. No entanto, soluções de software como o Lossless Scaling, que funcionam em uma ampla variedade de hardware (e aparentemente oferecem um controle mais refinado), ainda podem ser uma aposta melhor para alguns usuários.

RIS

A terceira adição de recursos parece ser outra resposta à AMD, desta vez para a tecnologia Radeon Image Sharpening (RIS) da empresa. O RIS é projetado para reajustar imagens que foram desfocadas através de upscaling ou anti-aliasing temporário sem uma penalidade de desempenho significativa.

A Nvidia se gabou com o anúncio do RIS que havia oferecido uma opção semelhante por anos através do sistema de filtros GeForce Freestyle, mas claramente a equipe Green descobriu que suas opções estavam faltando, pois introduziu um novo filtro para fazer o trabalho chamado “sharpen”.

A Nvidia alega que o novo filtro Freestyle parece melhor, ao mesmo tempo em que oferece metade do impacto no desempenho de seu filtro “detalhe” anterior. Eles também apontam que a quantidade de nitidez pode ser ajustada de 0 a 100%, aplicada por jogo e funciona com jogos em todas as principais APIs gráficas: DX9, DX11, DX12 e Vulkan.

Enquanto isso, o RIS funciona somente nas placas gráficas da série RX 5700 e não suporta DirectX 11 – embora haja uma porta disponível para o Reshade.

gamescom_2019_geforce_game_ready_driver_faster_performance

A peça final do driver são melhorias de desempenho para vários títulos grandes. Nvidia melhorou as cotações em Apex Legends (até 23% em 1080p), Battlefield 5 (até 7% em 1080p), Forza Horizon 4 (até 17% em 1440p), Strange Brigade (até 4% em 4K) e World War Z (até 6 por cento em 4K).

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here