Nvidia lança software de Inteligência Artificial

A Nvidia construiu um protótipo de software capaz de transformar qualquer rabisco numa paisagem bastante impressionante.

Usando um tipo de modelo de IA (Inteligência Artificial) conhecido como “generative adversarial network” (GAN), o software oferece aos usuários o que a Nvidia chama de “pincel inteligente”. Isso significa que alguém pode fazer um esboço básico de uma cena (desenhar, digamos, uma árvore numa colina) antes de preencher seu esboço com texturas naturais como erva, nuvens, florestas ou rochas.

Os resultados não são bem realistas, mas impressionantes.

Este software não é exatamente inovador – os pesquisadores mostraram ferramentas semelhantes no passado, incluindo uma do Google que transforma rabiscos em clipart, mas é a demonstração mais polida desse conceito que vimos até agora. O software gera paisagens de IA instantaneamente e é surpreendentemente intuitivo. Por exemplo, quando um usuário desenha uma árvore e, em seguida, um lago abaixo dela, o modelo adiciona o reflexo da árvore na água.

Programas como este são muito divertidos, mas a tecnologia subjacente não pode apenas pintar uma textura qualquer que possa imaginar, e a Nvidia optou por exibir as  imagens com que o software lida particularmente bem.

Por exemplo, formar erva e água falsas é relativamente fácil para os GANs porque os padrões visuais envolvidos não são estruturados. Gerar fotos de edifícios e móveis, em comparação, é muito mais complicado, e os resultados são muito menos realistas. Isso porque esses objetos têm uma lógica e uma estrutura para os quais os humanos são sensíveis. Os GANs podem superar esse tipo de desafio, como visto na The Verge com rostos gerados pela IA, mas é preciso muito esforço extra.

A Nvidia não disse se tem planos para transformar o software num produto real, mas sugere que ferramentas como esta poderiam ajudar “todos, desde arquitetos, paisagistas e desenvolvedores de jogos” no futuro.

“É muito mais fácil pensar em projetos com esboços simples, e esta tecnologia é capaz de converter esboços em imagens altamente realistas”, disse Bryan Catanzaro, da Nvidia, num post no seu blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here