Nvidia lança plataforma de inteligência artificial para robots autónomos

A Nvidia tem estado na vanguarda dos últimos desenvolvimentos da inteligência artificial. Os seus processadores têm sido importantes numa porção considerável da investigação que tem sido realizada na área. E os planos da empresa para o futuro desta área não são humildes: a Nvidia quer liderar a próxima geração de inteligência artificial para uso na robótica.

Durante a Computex 2018 a Nvidia apresentou dois produtos novos: a Nvidia Isaac e a Jetson Xavier. Estes dois produtos são, respectivamente, uma nova plataforma de desenvolvimento e um computador de inteligência artificial. Ambos os produtos foram lançados a pensar em robots autónomos.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou (citado pela The Verge) que estes dois produtos representam o próximo estágio de desenvolvimento da IA: passar de software a correr na cloud para robots a navegar o mundo real. “IA, em combinação com sensores e actuadores, vai ser o cérebro da nova geração de máquinas. Um dia, existirão biliões de máquinas inteligentes (no mundo) (…).”

Palavras confiantes de Huang, que reflectem o desejo de liderar numa área tecnológica cada vez mais incontornável: a conciliação de inteligência artificial e robótica.

Para que servem estes novos produtos da Nvidia?

A plataforma Isaac corresponde a um conjunto de ferramentas de software. A ideia é facilitar a vida a empresas que queiram desenvolver e treinar robots. Inclui uma colecção de APIs para conectar câmeras 3D e sensores, uma biblioteca de aceleradores de IA e um simulador de ambientes (Isaac Sim) para treinar e testar robots num espaço virtual.

O computador Jetson Xavier é composto por diversas componentes de processamento. Um Volta Tensor Core GPU, um ARM64 CPU de oito cores, dois aceleradores de aprendizagem NVDLA e processadores estáticos para imagens e vídeos. O impressionante no Xavier é que a Nivdia afirma que o computador consegue 30 triliões de operações por segundo consumindo apenas 30 watts de poder (metade da electricidade utilizada em média por uma lâmpada).

O preço

O preço do Jetson Xaiver, incluindo a plataforma Isaac, é de $1.299 dólares. Um preço razoável e acessível a empresas de pequena dimensão que se queiram atirar para o mundo da inteligência artificial e da robótica.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui