NVIDIA Geforce 30 Series: tudo o que se sabe até agora

No dia 15 de maio deste ano, a NVIDIA anunciou a sua nova arquitetura gráfica, a NVIDIA DGX A100, que apresenta o acelarador mais avançado do mundo que irá permitir ás impresas a consolidação de treinamento, inferência e análises numa infraestrutura de IA unificada e fácil de implatar.

Após este anúncio, muita gente começou a especular e a falar sobre esta arquitetura poder ser a mesma para criar a nova geração de gráficas da NVIDIA, a NVIDIA Geforce 30 Series ou NVIDIA RTX Series 3000, muito mais poderosas e capazes do que as gráficas da geração atual, NVIDIA Geforce 20 Series.

Só no início de junho é que o suposto design das Founder’s Editions das novas NVIDIA RTX Series 3000 começou a circular por toda a internet e, hoje já muito mais se sabe acerca da nova geração de gráficas da NVIDIA.

Nesta imagem pode-se observar a Founder’s Edition da NVIDIA Geforce RTX 3080, sendo esta um enorme dissipador de calor com toda a sua estrutura à base de alumínio com quatro tubos de calor maciços, o que revela que a NVIDIA não está apenas focada na performance das gráficas, mas também em muitos outros aspetos importantes, como a dissipação de calor.

O dissipador de calor é composto por quatro dissipadores de calor separados. O centro do dissipador forma uma interseção em “X” e, parece também haver pelo menos 4 tubos de calor maciços que passam pelos quatro dissipadores de calor. Para completar, a gráfica terá ainda de cada lado oposto duas ventoinhas.

Segundo outros leaks, as gráficas constituintes da nova geração serão um total de quatro, as NVIDIA Geforce RTX 3060, 3070, 3080, 3090 e, segundo as especificações, espera-se que esta nova geração seja 20 ou 30% mais rápida do que a atual.

A nova NVIDIA Geforce RTX Titan será, ao que parece, a NVIDIA Geforce RTX 3090, sendo esta a mais poderosa de toda a nova geração. As versões Ti e Super terão 24 GB GDDR6X de memória RAM e, a comparar com a memória RAM GDDR6, esta será 1.5 vezes mais rápida. Em relação á NVIDIA Geforce RTX 3090 normal, ainda não há quaisquer informações a seu respeito e em relação à sua existência.

A NVIDIA Geforce RTX 3080 será a segunda gráfica mais poderosa da nova geração. As suas versões Ti e Super terão 11 GB GDDR6X de memória RAM, enquanto que a sua versão normal apenas terá 10 GB GDDR6X de memória RAM. Em relação á NVIDIA Geforce RTX 2080, espera-se um aumento até 20% em performance.

A NVIDIA Geforce RTX 3070 será a terceira melhor gráfica da nova geração. A NVIDIA Geforce RTX 2070 e NVIDIA Geforce RTX 2070 Super têm ambas 8 GB GDDR6 de memória RAM e, por isso, as NVIDIA Geforce RTX 3070 e NVIDIA Geforce RTX 3070 Super deverão ter apenas 8 GB GDDR6X de memória RAM.

Em relação à NVIDIA Geforce RTX 3060, não existe ainda muita informação, apenas se sabe que esta gráfica pode nunca chegar a ver a luz do dia, devido ao facto de a NVIDIA Geforce 20 Series ter apenas três gráficas — NVIDIA Geforce RTX 2060, 2070 e 2080 — e também devido ao facto de existir a NVIDIA Geforce RTX 3090, que faria com que a nova geração mantivesse o padrão das três gráficas — NVIDIA Geforce RTX 3070, 3080 e 3090.

Apesar disto, ainda é possível a existência da NVIDIA Geforce RTX 3060, que neste caso seria a versão de baixo custo da nova geração e, em relação aos eventos dos últimos tempos, a existência desta gráfica poderia ser um “salva-vidas” a quem quisesse mudar para a nova geração por um baixo custo. Caso existam, a NVIDIA Geforce RTX 3060 deverá ter apenas 6 GB GDDR6X de memória RAM e a NVIDIA Geforce RTX 3060 Super 8 GB GDDR6X de memória RAM.

Em relação à conexão das novas gráficas à fonte de alimentação, também existem novas mudanças. Atualmente, as placas gráficas são conectadas à fonte de um computador através de um cabo de 6 pinos mas, segundo o leak de uma papente da NVIDIA, a conexão das novas gráficas da NVIDIA Geforce 30 Series deixará de ser assim.

A patente mostra que será preciso um cabo de 12 pinos para se fazer a conexão entre a fonte de alimentação e as gráficas e, ao que parece, não será possível o uso de dois cabos de 6 pinos cada ao mesmo tempo. Os adaptadores também não poderão ser usados, pelo que os fabricantes de fontes de alimentação terão de passar a fazer nestas entradas para cabos de 12 pinos.

Em relação à data de oficialização da NVIDIA Geforce 30 Series por parte da NVIDIA, espera-se que a empresa o faça durante o mês de agosto, pelo que alguns leaks sugerem setembro como o mês de lançamento das novas gráficas, tal como aconteceu com as gráficas da NVIDIA Geforce 20 Series, lançadas no dia 20 de setembro de 2018.

Os preços das novas gráficas ainda são desconhecidos e não houve quaisquer leaks em relação aos mesmos mas, é esperado que as gráficas da NVIDIA Geforce 30 Series saíam ao mesmo preço das NVIDIA Geforce 20 Series, quando lançadas à dois anos atrás.

Fonte Digital Trend | KitGuro

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here