Num registo histórico, a PlayStation 5 troca as funções dos botões X e ´Circle´ no Japão

Os botões Circle e X padrão da PS5 para cancelar/selecionar estão dispostos semelhantes aos botões A/B da Nintendo. “Uau, esta é uma grande notícia para a UI/UX”, escreveu ontem kenji Iguchi, editor da Famitsu, no Twitter. “Aproxima-se uma grande frustração para a memória muscular dos quase 10 milhões de utilizadores de PS no Japão”.

“No Japão, o simbolismo ‘Circle = Bom, OK, Correto’ tem sido do conhecimento comum há muitas décadas. Ao conceber o controlador PlayStation original, era provável que a colocação do O/X fosse feita para combinar com o A/B do Super Famicom, e foram utilizados da mesma forma. “Espero que isto corra muito mal com os jogadores japoneses. Fazer desaprender uma memória muscular adquirida através de anos de repetição é extremamente difícil. A curto prazo, acho que os desenvolvedores de JP vão realmente enfrentar mais carga dev em vez de menos devido a isso…”

A Sony trocou as funções de uso dos botões X e Circle para a interface de utilizador da PlayStation 5 no Japão, o que significa que X é agora usado para confirmar as
definições, enquanto o Circle é usado para cancelar. É assim que as consolas e jogos da PlayStation operam no Ocidente há 25 anos. Mas é uma grande mudança para o Japão, onde o botrão X não tem sido historicamente  usado para significar “aceitar”, “X marca o lugar”, ou “X para Jason”. Lá, X normalmente significa “cancelar” ou “desistir”, enquanto o “O” do Círculo significa “OK”.

O detalhe vem de Famitsu, um dos vários pontos de venda japoneses para obter mais detalhes sobre a PlayStation 5 durante o fim de semana, e que agora relatou uma nova falha. Talvez ainda mais confusamente, as versões japonesas dos jogos PS5 continuarão a utilizar as definições anteriores de X e Circle, separadas e contraditórias com o próprio hardware da PS5.

A cinco semanas do lançamento da consola no Japão – e depois de muitos já terem pago para receber num dia de lançamento – os detalhes estão finalmente a começar a surgir na nova consola secreta da Sony.

Durante o fim de semana, a Sony mostrou vários jogos à imprensa japonesa e aos YouTubers, embora a oppurtunidade prática também tenha levantado novas questões – como, por exemplo, qual é o misterioso símbolo da PlayStation 5?

Fonte: Eurogamer

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here