Ainda há uns anos atrás, o PRISM foi revelado e envolvia a NSA, agora a Kaspersky terá descoberto spyware nos discos rígidos de grandes marcas.
Em 2010, Edward Snowden revelou uma das últimas grandes bombas em termos de privacidade, o PRISM, que mostrou que as agências governamentais tinham facilmente acesso às grandes empresas tecnológicas.
Agora, a Kaspersky divulga que encontrou um novo spyware nos discos rígidos de várias marcas conhecidas como a Samsung, Western Digital, Seagate, Toshiba e Hitachi. Segundo a mesma, o firmware do equipamento permite que o conteúdo do disco rígido possa ter acesso remoto, sendo ativado assim que se liga ao computador.
Segundo a empresa de segurança, o malware não está no armazenamento do dispositivo, o que o torna muito difícil de detetar pelos utilizadores ou programas.
A Kaspersky não especifica os culpados, mas não deixa de apontar o dedo às agências governamentais norte-americanas. Segundo a Reuters, os EUA terão desenvolvido programas de espionagem deste tipo, o que dá mais razão à empresa de segurança informática.
A Kaspersky recentemente também divulgou que um grupo de hackers terá roubado milhões de dólares de bancos através de malware.