Novos sensores de imagem da Sony ganham capacidades de inteligência artificial

A Sony  apresentou os seus novos sensores de imagem que irão fazer com que as câmaras fiquem ainda mais inteligentes ao usufruirem de IA (inteligência artificial) embutidas nos mesmos.

Por alguns anos, a evolução dos sensores de fotografia e vídeo têm basicamente resumido-se a um incremento de números de pixeis e ao mesmo tempo na redução dos sensores de modo a permitir que cada vez mais possam ser colocados em equipamentos mais pequenos. Mas agora algo surgiu de novo nesta área e a Sony resolveu fazer os sensores ficarem mais “inteligentes”.

A Sony revelou hoje os IMX500 e IMX501, dois sensores de 12.3MPx com um processador IA embutido. Isto irá fazer com que os mesmos consigam através dos equipamentos onde estão incluídos, utilizar um sistema de aprendizagem como por exemplo reconhecer quando um cão ou gato entram no seu quintal por sua livre vontade, não enviando qualquer tipo de vídeo para a “cloud” ou outro sistema.

Assim, irão permitir entregar de forma anónima todas as indicações relativas às “metadatas” e alertar o utilizador do que foi captado pelo equipamento.

Isto pode não parecer nada de extraordinário, mas segundo Mark Hanson, pode-se agora produzir câmaras que tornem-se significativamente bem mais utéis no nosso dia a dia. Por um lado, temos uma melhoria a nível de privacidade uma vez que os sensores só por si conseguem trabalhar com as tarefas de inteligência artificial directamente, e somente no dispositivo.

É algo que será bastante importante principalmente na Europa, onde as novas linhas de orientação GDPR limitam severamente a forma como as empresas podem utilizar as suas câmaras de vigilância. Quanto mais informação ficar retida na fonte, mais segurança consegue-se obter.

Assim, estes novos tipos de sensores não irão de forma alguma substituir um equipamento de aprendizagem baseado na “cloud” juntamente com todas as suas ferramentas e que vão muito mais além do que reconhecer objectos. Mas seja como for, é um passo dado em frente e que nos poderá levar a que novas funcionalidades possam ser implementadas nas câmaras fazendo com que estas não sejam somente “câmaras”.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here