Novos prompts do Windows tentam impedir o download do Chrome

A Microsoft nunca gostou que os utilizadores do Windows baixassem o Chrome em vez do Edge, mas agora a empresa intensificou a sua campanha para manter as pessoas a usar o seu navegador embutido. O Windows 10 e o Windows 11 começaram a exibir novos avisos quando as pessoas navegam até a página de download do Chrome, num esforço para desencorajar as pessoas de instalarem o navegador rival da Google.

Esses novos prompts, identificados por Neowin, incluem mensagens como as seguintes:

  • “O Microsoft Edge funciona com a mesma tecnologia do Chrome, com a confiança adicional da Microsoft.”
  • “Esse navegador é tão 2008! Sabe o que há de novo? Microsoft Edge.”
  • “’Odeio economizar dinheiro, Microsoft Edge é o melhor navegador para compras online.”

Estes novos prompt estão aparecer em PC com Windows 11 e parece que também estão a aparecer em utilizadores do Windows 10. Não são pop-ups ou prompts que normalmente se encontra num site. Eles são renderizados nativamente pelo Edge e os outros sites não são capazes de exibir prompts semelhantes.

Estes novos prompt tornam-se um pouco diferentes das mensagens que o Google exibe quando executa o Edge e usa os seus serviços online, que aparecem nas páginas da web quando visita serviços como a Pesquisa Google e o Gmail. O Google usa isso para tentar encorajar os utilizadores a mudarem-se para o Chrome em vez do Edge.

Os novos avisos da Microsoft surgem três anos depois da empresa ter começado a testar varias maneiras de alertar os utilizadores do Windows 10 para não instalar o Chrome ou Firefox. Esses testes nunca foram lançados publicamente, mas esses prompts estão agora a começar a aparecer para os utilizadores do Windows.

A Microsoft também tem vindo a dificultar a troca de navegadores padrão no Windows 11 e forçado as pessoas a usar o Edge através das atualizações do Windows. Nessas últimas solicitações também seguem as críticas generalizadas de que a Microsoft construiu uma ferramenta “compre agora, pague depois” diretamente no Edge que solicita aos utilizadores o uso de um serviço de financiamento a curto prazo.

Fonte: Neowin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui