Novo Volvo EX90 estreia novo mapa HD da Google

No novo Volvo EX90, o sistema de radar lidar, as camaras e os radares juntaram-se para uma melhor análise da área envolvente do automóvel para ajudar o condutor a manter-se mais seguro.

Para melhorar ainda mais as tecnologias de condução assistida com vista ao futuro da condução autónoma, é necessário reconhecer o ambiente em detalhe – tanto o que se encontra imediatamente à frente da viatura, como aquele muito para lá das voltas e das curvas que esta vai encontrando.

O novo mapa HD da Google é um mapa abrangente concebido especificamente para marcas automóveis capazes de fornecer informações rodoviárias altamente detalhadas e atualizadas.

Dando continuidade à longa colaboração com a Google, a Volvo Cars e também a Polestar serão as primeiras marcas a incorporar esta tecnologia de mapas HD nos seus automóveis, começando já pelos recentemente apresentados Volvo EX90 e Polestar 3.

“A inclusão dos mapas HD da Google nos nossos próximos modelos assinala uma expansão na nossa colaboração estratégica com a Google, refletindo o nosso compromisso para trabalharmos com as empresas líderes em tecnologia. Esta implementação irá oferecer aos nossos condutores uma experiência de condução mais agradável e irá contribuir para a introdução de uma condução autónoma segura.” afirma Javier Varela, COO e Deputy CEO da Volvo Cars

Ao utilizar o mapa HD da Google com elevado grau de reconhecimento, com o conjunto de sensores que equipam o novo Volvo EX90, as funcionalidades de condução assistida – como assistência à mudança de faixa de rodagem e o Pilot Assist sairão reforçadas.

Jorgen Behrens, VP e General Manager da Google aponta que “o novo mapa HD da Google foi concebido especificamente para construtores de automóveis tendo como base a nossa longa história de cartografia mundial. Irá fornecer informação crucial para a próxima geração de sistemas de condução assistida e autónoma. Estamos entusiasmados por continuar a nossa parceria com a Volvo para assim melhorar a segurança e o conforto dos condutores”

Esta informação da via, combinada com o lidar e com os outros sensores do Volvo EX90 será processada através do sistema informático central do automóvel, alimentado pelas plataformas NVIDIA DRIVE AI Platforms Xavier e Orin.

Ao combinar os dados provenientes dos mapas HD com a informação recolhida através dos sensores  exteriores, onde se inclui o sensor lidar e o software desenvolvido pela Zenseact, a Volvo Cars pretende criar uma experiência de condução mais previsível, mais confortável e mais segura.

“A Zenseact orgulha-se por trabalhar ao lado da Volvo Cars e da Google para a implementação de um tipo de tecnologia inovadora que será capaz de assistir e posteriormente, tornar autónoma, a condução. Acredito que irá desempenhar um papel importante na jornada com vista à obtenção de zero acidentes.” afirma Ödgärd Andersson, CEO da Zenseact.

No futuro, o mapa HD da Google irá também apoiar a introdução da tecnologia de condução autónoma pois, combinado com o conjunto de sensores constituído por um lidar integrado no tejadilho, radares, câmaras e sensores ultrassónicos, será capaz de melhorar ainda mais a compreensão que o automóvel fará do ambiente circundante.

Já sabemos qual é que será o preço do Volvo EX90 em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui