Novo software da Microsoft poderá prever catástrofes e epidemias

Red Magic 3S

DROs investigadores da Microsoft e do Technion, Instituto de Tecnologia de Israel‎, uniram-se para desenvolver um software que tem como objetivo analisar notícias para “prever o futuro”.

O novo programa tem como base um arquivo constituído por notícias publicadas nos últimos 22 anos, dando destaque aos artigos do The New York Times.

O software analisa histórias atuais e antigas, de diferentes regiões do mundo, e cruza dados para detetar possíveis epidemias ou conflitos civis.

O sistema será capaz de prever, por exemplo, surtos de cólera em Angola. Foi exatamente isso que aconteceu em 2006, quando o programa previu uma epidemia desta doença ao analisar relatos de grandes secas na região. Com este software, a Microsoft poderá ajudar os governos a prevenir catástrofes ou a prepararem-se para enfrentar problemas.

Apesar de a Microsoft ainda não ter planos para comercializar o programa, o novo sistema mostrou-se infalível em 70 a 90 por cento dos testes com casos de doenças e violência. Um desempenho positivo que leva os cientistas a depositar confiança nesta tecnologia.

Entre as ferramentas que constituem o programa está ainda a DBpedia, uma comunidade que reúne dados sociais e geográficos do mundo todo como o nível de pobreza de uma região, o clima local ou a qualidade da água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here