Novos smartphones com sistema Firefox já estão à venda na Internet

firefoxA Fundação Mozilla e a Geeksphone começaram a vender os primeiros smartphones com sistema operativo Firefox a partir desta semana.

Já é possível adquirir o aparelho desde esta terça-feira, dia 23, pela Internet. Mas, por enquanto, a aquisição está limitada a programadores de certos países. Felizmente, Portugal está incluído no grupo, como já tínhamos referido aqui.

O Firefox OS já tinha sido apresentado em fevereiro. Tem como grande vantagem o facto de ser um sistema aberto e, consequentemente, tornar os aparelhos mais baratos, ao contrário de sistemas como o iOS ou o Android. De acordo com a Mozilla, estamos perante um sistema que estará permanentemente a sofrer atualizações.

Para já, os programadores podem escolher entre dois aparelhos. O primeiro é o Keon, com um ecrã de 3,5 polegadas, processador Qualcoom Snapdragon de 1Ghz, câmara de 3 megapixels e 512 megabytes de memória RAM. Custa 91 euros já com as devidas taxas de entrega.

Depois, há ainda o Peak, com ecrã de 4,3 polegadas, processador Qualcoom Snapdragon de 1.2 Ghz, duas câmaras – uma traseira com 8 megapixels e uma frontal com 2 megapixels – e um preço total de 149 euros. Estes são os valores oficiais, mas ainda há outros custos associados a impostos e à entrega.

Entretanto, alguns programadores já desenvolveram apps que podem ser descarregadas e testadas. Duas delas são, por exemplo, um serviço de análise da qualidade do ar e uma aplicação para monitorizar as eleições no Quénia.

Se for programador e quiser comprar ou estiver apenas curioso, pode dar uma vista de olhos ao site onde os smartphones estão à venda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here