Novo SEAT Ateca 2020: revigorar uma história de sucesso

A SEAT está a renovar o bem-sucedido Ateca com a introdução da geração 2020. A renovação do modelo reforçará os atributos do SUV compacto, acrescentando uma aparência mais moderna e emocional, tanto no exterior como no interior, uma experiência de total conectividade, melhores níveis de segurança e de conforto e uma maior eficiência.

Quando foi lançado, o SEAT Ateca trouxe uma nova dimensão ao setor dos SUV compactos; era a escolha perfeita para uma vida urbana, oferecendo um SUV espaçoso, prático e versátil com um estilo único. E o seu caráter forte, design emotivo e personalidade dinâmica foram mantidos na nova versão.

“O Ateca tornou-se um dos modelos da marca com maior sucesso, vendendo mais de 300.000 unidades desde a chegada ao mercado em 2016. O novo SEAT Ateca 2020 é uma evolução do modelo original e terá como missão dar continuidade ao seu sucesso consolidando a nossa posição num dos mais importantes segmentos do mercado,” disse Carsten Isensee, presidente da SEAT e vice-presidente financeiro e de IT.

O SEAT Ateca foi desenhado e desenvolvido em Barcelona e é produzido em Kvasiny (República Checa), adicionando um impulso extra à gama de SUV da marca – um segmento de mercado especialmente importante no sucesso sustentado da SEAT.

Desde o seu lançamento, em 2016, venderam-se mais de 300.000 SEAT Ateca, uma enorme façanha para o SUV compacto.

Exterior

O design do SEAT Ateca combina dinamismo com funcionalidade, mantendo todos os elementos cuidadosamente delineados para garantir a aparência confiante que é reconhecida instantaneamente. Com a introdução da versão do SUV Compacto para 2020, estes detalhes foram melhorados e evoluídos, permitindo ao Ateca refletir o mundo em que se movimenta, juntando o design emocional exterior com uma atitude de robustez mais evidente.

O Ateca mantém, no geral, a sua forte presença e aparência musculada, sustentada nas dimensões. O SUV cresce ligeiramente em comprimento (+18mm) para 4,381mm – devido ao novo desenho dos para-choques dianteiros e traseiros -, mas mantém-se tão largo (1,841mm) e alto (1,615mm) como o seu antecessor.

A frente ganha uma nova face que espelha a nova linguagem de design SEAT, marcada parcialmente pela inclusão do novo para-choques e dos faróis FULL LED. A assinatura do design SEAT prolonga-se à medida que percorremos a parte lateral da viatura, reforçando a marca e dinamismo das linhas numa linguagem contínua.

Atrás, o design cinzelado enfatiza as formas marcantes dos ombros do SUV compacto, escondendo a impressionante capacidade da bagageira com 510 litros. Um novo para-choques e a introdução de farolins FULL LED com indicadores de direção dinâmicos complementam a identidade do veículo, aumentando o seu foco de atração. Saídas de escape figurativas encerram as linhas do design acrescentando um certo mistério à secção traseira. Por último, mas igualmente importante, o logo com o nome Ateca surge agora em estilo manuscrito.

O nível de acabamento FR acrescenta um look mais desportivo com destaques em Cinzento Cosmo Mate, incluindo na grelha redesenhada, nos contornos dos para-choques, moldura dos faróis de nevoeiro, capas dos espelhos, detalhes laterais e molduras das ponteiras decorativas com acabamento mate.

O mais recente nível de equipamento é o XPERIENCE, que acrescenta caráter off-road ao SUV compacto, somando à noção de versatilidade, a sensação de liberdade e de aventura. Este caráter é sublinhado com a adoção de para-choques negros à frente e atrás e nos arcos dos guarda-lamas, com aplicações laterais e molduras dianteiras e traseiras com acabamento de aparente alumínio.

Com a opção de 14 jantes de liga diferentes, entre 16” e 19”, e a larga paleta de 10 cores exteriores – incluindo a pintura com o novo Dark Camouflage – independentemente do nível de equipamento escolhido: Reference, Style, o desportivo FR ou a estreia da opção pelo XPERIENCE, o novo SEAT Ateca garante o espírito que melhor serve o estilo de vida do cliente.

Interior

Por dentro, o design interior resulta numa continuidade coerente com o exterior do SEAT Ateca, proporcionando um habitáculo elegante, refinado e com uma atmosfera dinâmica. O novo veículo tem um ambiente interior com maior perceção de qualidade, de robustez e de segurança, desde o primeiro momento em que se ocupa um lugar a bordo.

A disponibilidade do SEAT Digital Cockpit de 10.25” acrescenta um ponto de foco na posição do condutor, com uma melhor interface HMI e visão diagonal, além da atualização com sistemas de infotainment de 8.25” ou 9.2”, o interior apresenta-se completamente digitalizado.

O padrão interior do novo SEAT Ateca surge mais sofisticado com a introdução de novos materiais em diversos componentes bem como o efeito de costuras nos painéis interiores. Novos revestimentos e texturas, enquanto o condutor pode contar com um melhor tato no volante redesenhado, com maior sensação de ligação entre o condutor e o veículo. E nos dias frios, o volante pode ser aquecido, para maiores níveis de conforto.

A inclusão de um volante aquecido não é o único melhoramento no Ateca para dias frios. O SUV compacto também inclui para-brisas all-weather caracterizado por uma camada invisível: Climacoat.

Esta tecnologia permite que o para-brisas seja descongelado em apenas 2 a 3 minutos, minimizando a presença do sistema – é importante notar que o sistema não acrescenta reflecções, de forma a que a visão do condutor nunca seja interrompida.

O banco do condutor é elétrico com 8 ajustes distintos e função de memória (para o banco e para os espelhos exteriores), o que significa que irá encontrar sempre a sua posição ideal ao volante.

O design interior sobressai pela inclusão de acabamentos mate nas molduras da ventilação, comando da caixa de velocidades e do sistema infotainment, com iluminação ambiente multicor que acrescenta dimensão ao ambiente interior.

Conectividade: mais conectado, mais sintonizado com a vida moderna

Desde o lançamento do SEAT Ateca, o mundo já mudou. Estamos mais conectados, dependentes de uma experiência ainda mais digitalizada com a necessidade de levarmos este mundo digital connosco para os nossos veículos, razão pela qual a nova versão do SUV compacto eleva a conectividade a outro nível.

Em posição de destaque surge o Digital Cockpit SEAT, que junta um ecrã de alta resolução de 10.25” configurável pelo utilizador e associado ao sistema de infotainment. O sistema de Media de série disponibiliza um ecrã de 8.35” compatível com o áudio de um smartphone, enquanto o Sistema Connect com um maior ecrã de 9.2” inclui navegação e controlo de voz natural para simplificar a interação com o utilizador. E para simplificar, o novo Ateca inclui entradas USB do Tipo C iluminadas, tornando mais fácil ligar, conectar e carregar sem complicações.

O reconhecimento por voz é, talvez, uma das formas mais fáceis e naturais de interagir com os dispositivos, especialmente à medida que vamos ficando cada vez mais habituados aos assistentes pessoais presentes no mundo da eletrónica de consumo.

O reconhecimento de voz tem uma compreensão natural de linguagem de forma a permitir que o utilizador interaja com o sistema de infotainment através de comandos naturais, fazendo correções e referências a comandos anteriores. Portanto, quer necessite de encontrar uma informação de navegação ou procurar uma música, é mais rápido e fácil, e o sistema precisa de uma simples frase “Hola Hola” para se ativar e colocar tudo em funcionamento.

Com o sistema Full Link, os clientes também poderão aceder às suas vidas digitais independentemente dos dispositivos que usem: Android Auto ou Apple CarPlay (através de conexão wireless através de Bluetooth ou WLAN).

O sistema Full Link é a porta de entrada para a conectividade, permitindo que os utilizadores conectem os seus dispositivos móveis ao sistema de infotainment do veículo, trazendo o seu ecossistema digital para o veículo. Portanto, quer pretenda trazer a sua lista de contactos para o veículo, a música que o acompanhará na viagem ou os sistemas de mapeamento, todos ficam disponíveis e acessíveis numa forma controlada, intuitiva e segura que não distrai os condutores da estrada, usando tanto o sistema de infotainment como os comandos integrados no volante.

O SEAT CONNECT com um cartão SIM integrado significa que nunca perderá a sua conexão com o mundo digital e em futuros desenvolvimentos, o sistema permitirá aos utilizadores aceder às mais recentes aplicações do infotainment, que podem ser atualizadas a qualquer momento. Isso significa que o número de serviços na viatura e online aumentarão de número ao longo da vida do carro à medida que o ecossistema digital expande. O serviço SEAT CONNECT será oferecido sem qualquer encargo durante um ano, independentemente da versão ou nível de equipamento escolhido.

Ter o eSIM integrado também significa que está disponível o serviço eCall que contacta diretamente os serviços de emergência em caso de acidente, adicionando mais um nível de segurança. Não se trata apenas de fazer uma chamada de emergência (manual ou automática) mas também do envio de informação importante aos serviços de emergência tais como a posição do automóvel, o tipo de motor, a cor exterior ou número de passageiros, facilitando assim as ações de assistência.

Adicionalmente, o eSIM integrado também inclui a possibilidade de contactar os serviços SEAT através do botão “private call”, um assistente que permite ao condutor contactar os serviços SEAT no seu próprio idioma, onde quer que esteja a conduzir.

Adicionalmente, os serviços SEAT CONNECT, através do eSIM integrado, permite que algumas funções do infotainment utilizem informação em tempo real fornecida pela coud, adicionando mais uma dimensão ao sistema tradicional de navegação. Por exemplo, informação de tráfego online, posição de estações de abastecimento e de estacionamentos, bem como as suas horas de funcionamento ou preços no exato momento.

A app SEAT Connect abre um novo mundo de possibilidades ao conceder o acesso a serviços remotos. A app pode ser descarregada para o smartphone, permitindo o controlo remoto de uma série de funções que ajudarão a maximizar a experiência de condução para lá do próprio carro.

Os utilizadores podem aceder remotamente à informação do seu veículo: informação de condução, posição de condução, o estado do veículo, incluindo portas e luzes, regular alertas de velocidade para que possa ser avisado se alguém a usar o seu carro está a conduzir demasiado depressa, área e alertas antirroubo, abertura e fecho de portas com serviço de trancamento e destrancamento, ou pode remotamente ativar a buzina e os indicadores de direção para se encontrar o carro mais facilmente.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here