A Huawei, Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto de Telecomunicações (IT) trabalharam em conjunto para criar o 5GAIner, um laboratório exclusivamente destinada a projectos de 5G e Inteligência Artificial. O lançamento do laboratório estava prevista por dia 16 de novembro pela 10h.
A sessão da inauguração teve lugar no auditório da Reitoria da UA e contou com as participações do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do CEO Huawei Portugal, Tony Li.
O principal objetivo do 5GAIner é ser um espaço de desenvolvimento e teste de “ferramentas baseadas em 5G e Inteligência Artificial, por forma a criar soluções tecnológicas que venham a conseguir apoiar a indústria nacional, contribuindo para o seu progresso.
Segundo se pode ler em comunicado, o 5GAIner vai estar “à disposição da comunidade académica e científica nacional, do ecossistema de empreendedorismo e inovação”. Posteriormente, será aberto a “stakeholders” internacionais.
“O que esta associação da Huawei, Universidade de Aveiro e Instituto de Telecomunicações permitiu foi capitalizar a nossa experiência nesta parte mais de desenvolvimento fundamental e de ferramentas e complementá-las de uma forma radicalmente diferente, com o que poderão ser as características dos potenciais serviços 5G a médio prazo”, refere Rui Aguiar, um académico que está envolvido em projetos de exploração do 5G.
Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, a propósito deste projeto, referiu que o laboratório terá “um valor inestimável para o avanço da investigação, para o enriquecimento da nossa formação pós-graduada e para a afirmação internacional da UA e do IT”.
Por sua vez, o professor na UA e presidente da Comissão de Gestão do IT, Carlos Pedro afirma que o laboratório 5GAlner é especialmente importante para que a Universidade de Aveiro tenha “unidades de investigação a nível mundial com acesso a tais instrumentos de investigação científica de ponta”, permitindo cumprir ainda melhor a sua missão ao serviço à comunidade.