Novo dispositivo sem fios pode aliviar dor de cabeça sem comprimidos

De acordo com um novo estudo, um novo dispositivo sem fios controlado por smartphone pode ser usado no braço para ajudar a reduzir a dor de cabeça tão eficazmente quanto as aspirinas.

O dispositivo usa estimulação eléctrica para bloquear os sinais de dor de chegarem ao cérebro. O novo equipamento usa eléctrodos de borracha e um chip na braçadeira. Pode ser controlado através de um aplicativo no smartphone, sendo que antigamente quando a estimulação era testada em pessoas com dores de cabeça, os dispositivos precisavam de fio e serem postos na cabeça.

O estudo envolveu 71 pessoas com dores de cabeça episódica, ou seja, que tinham entre dois a oito ataques por mês e que não tomavam nada para as dores há pelo menos dois meses.

Os participantes foram convidados a colocarem o dispositivo no braço logo após o início de uma dor de cabeça e usá-lo por 20 minutos. Não podiam tomar nada para as dores de cabeça durante duas horas.

Os dispositivos foram programados para dar aleatoriamente, placebo, um estímulo simulado, um estímulo a uma frequência muito baixa ou um dos quatro níveis de estimulação ativa. A estimulação foi criada para não ser dolorosa.

Durante o estudo, um total de 299 enxaquecas foram tratadas com o dispositivo.

O estudo conseguiu apurar que, durante a estimulação activa nos três níveis mais elevados, 64 por cento das pessoas tiveram uma redução de pelo menos 50 por cento da dor, duas horas depois do tratamento, em comparação com 26 por cento das pessoas que receberam a estimulação simulada.

Para os que começaram com um nível de dor moderado a severo, a dor foi reduzida a leve ou nenhuma em 58 por cento das pessoas no estímulo mais elevado, em comparação com 24 por cento dos que receberam a estimulação simulada.

Ainda no mesmo grupo, 30% disseram não ter tido dor após receberem o nível mais elevado de estimulação, contra os seis por cento dos que receberam a estimulação simulada.

Fonte: Health Day

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui