Novas medidas protegem o Chrome de malware

ChromeO Google está a implementar medidas adicionais de segurança no Chrome para proteger os utilizadores de extensões maliciosas.

Os utilizadores vão começar a ver um aviso de navegação segura que surge quando se tenta descarregar algum tipo de software que tenha sido marcado como malicioso. O aviso surge sob a forma de uma janela que aparece e que avisa o utilizador desse perigo e pergunta-lhe se quer guardar o ficheiro na mesma ou se o pretende descartar.

Este tipo de aplicações maliciosas fazem uso das definições por defeito do Chrome que permitiam a instalação de extensões de forma silenciosa, ou seja, sem intervenção do utilizador. Esta funcionalidade foi desativada no início deste ano com o lançamento da versão 25, o que levou os programadores de malware a procurarem outras formas de invadir os sistemas.

Desde então os ataques tem-se centrado em formas de conseguir instalar aplicações de forma silenciosa, nomeadamente através das configurações de gestão centrais do Chrome que são normalmente usadas por empresas para configurar diferentes instâncias do Chrome. Ao fazer isto as extensões são ativadas por defeito e não podem ser desinstaladas ou desativadas através do Chrome. Outra das variantes utiliza códigos binários para manipular diretamente as preferência do Chrome de forma a ativar as instalações silenciosas.

Segundo o Google as novas medidas de segurança estão pensadas de forma a detetar software que viole os mecanismos standard para instalação de extensões. Estas medidas vem expandir a capacidade do Google de detetar e bloquear malware que se enquadre nesta categoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here