Nova tecnologia de vigilância significa que nunca mais será anónimo

Esqueça o reconhecimento facial. Pesquisadores de todo o mundo estão a criar novas maneiras de o monitorizar. Lasers que detectam os batimentos cardíacos e o microbioma já estão a ser desenvolvidos

A luta pelo futuro do reconhecimento facial está a aquecer. Mas é apenas o começo, à medida que métodos de vigilância ainda mais invasivos estão a ser desenvolvidos em laboratórios de pesquisa em todo o mundo.

Em San Francisco, Somerville e Oakland recentemente proibiram o uso de reconhecimento facial por órgãos policiais e governamentais, enquanto Portland está a falar em proibir o uso de reconhecimento facial por completo, incluindo empresas privadas. Uma junção de 30 organizações da sociedade civil, representando mais de 15 milhões de membros juntos, está a pedir uma proibição federal do uso do reconhecimento facial pela polícia norte-americana.

Enquanto isso, no Reino Unido, revelações de que a Polícia Metropolitana de Londres secretamente forneceu dados de reconhecimento facial para os desenvolvedores do Kings Cross Estate para um sistema secreto de reconhecimento facial provocaram indignação e pediram um inquérito. O Gabinete do Comissário da Informação iniciou uma investigação sobre a legalidade do programa. Mas o escândalo ocorre ao mesmo tempo que uma decisão histórica da Alta Corte de Cardiff, que afirma que o uso do reconhecimento facial pela polícia de Gales do Sul é legal. A decisão provavelmente será apelada.

No entanto, o reconhecimento facial é apenas a ponta do iceberg assustador de vigilância. Se uma regulamentação rígida for adotada para governar o uso do reconhecimento facial, é possível que possamos simplesmente ver uma mudança para uma ou várias das outras formas de tecnologias de vigilância atualmente em desenvolvimento. Muitos são igualmente senão mais invasivos que o reconhecimento facial – e potencialmente ainda mais difíceis de regular.

O campo da biometria comportamental, que cresce rapidamente, é baseado no reconhecimento dos indivíduos dos seus padrões de movimento ou comportamento.

Monitorizar o seu cheiro, células, movimentos internos, batimentos cardíacos, como você anda, tudo isso se encontra em desenvolvimento.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

1 COMENTÁRIO

  1. AGORA SIM iiiiiiiiiiiiiiiii é pessoal estou aqui SENTADO iiiiiiiiiiii VEEM-ME???? iiiiiiiiiaaaaaaaaaaaa zzzzzzzzzzzz……………….
    A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here