Nova tecnologia de vigilância significa que nunca mais será anónimo

Esqueça o reconhecimento facial. Pesquisadores de todo o mundo estão a criar novas maneiras de o monitorizar. Lasers que detectam os batimentos cardíacos e o microbioma já estão a ser desenvolvidos

A luta pelo futuro do reconhecimento facial está a aquecer. Mas é apenas o começo, à medida que métodos de vigilância ainda mais invasivos estão a ser desenvolvidos em laboratórios de pesquisa em todo o mundo.

Em San Francisco, Somerville e Oakland recentemente proibiram o uso de reconhecimento facial por órgãos policiais e governamentais, enquanto Portland está a falar em proibir o uso de reconhecimento facial por completo, incluindo empresas privadas. Uma junção de 30 organizações da sociedade civil, representando mais de 15 milhões de membros juntos, está a pedir uma proibição federal do uso do reconhecimento facial pela polícia norte-americana.

Enquanto isso, no Reino Unido, revelações de que a Polícia Metropolitana de Londres secretamente forneceu dados de reconhecimento facial para os desenvolvedores do Kings Cross Estate para um sistema secreto de reconhecimento facial provocaram indignação e pediram um inquérito. O Gabinete do Comissário da Informação iniciou uma investigação sobre a legalidade do programa. Mas o escândalo ocorre ao mesmo tempo que uma decisão histórica da Alta Corte de Cardiff, que afirma que o uso do reconhecimento facial pela polícia de Gales do Sul é legal. A decisão provavelmente será apelada.

No entanto, o reconhecimento facial é apenas a ponta do iceberg assustador de vigilância. Se uma regulamentação rígida for adotada para governar o uso do reconhecimento facial, é possível que possamos simplesmente ver uma mudança para uma ou várias das outras formas de tecnologias de vigilância atualmente em desenvolvimento. Muitos são igualmente senão mais invasivos que o reconhecimento facial – e potencialmente ainda mais difíceis de regular.

O campo da biometria comportamental, que cresce rapidamente, é baseado no reconhecimento dos indivíduos dos seus padrões de movimento ou comportamento.

Monitorizar o seu cheiro, células, movimentos internos, batimentos cardíacos, como você anda, tudo isso se encontra em desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here