Nova politica da Google no controlo da localização!

Red Magic 5G

A Google está a colocar restrições nas aplicações para Android que têm acesso à nossa localização (não como função principal da aplicação). A Google vai rever essas aplicações para perceber se realmente precisam de ter acesso à localização ou não. Segundo a empresa, a partir do dia 3 de agosto todas as aplicações que queiram acesso à localização têm que passar numa revisão. Essa revisão vai ser expandida a todas as aplicações existentes a partir do dia 3 de novembro.

O facto de as aplicações pedirem acesso à localização pode ser visto como invasão para alguns utilizadores, e então se esse acesso for feito “pelas portas do fundo” ainda pior. Com esta nova revisão as aplicações têm que justificar porque que precisam desse acesso.

Já no caso da Google, a empresa afirma que a politica que quer implementar só se aplica às suas próprias aplicações e não a outras. Em 2018 descobriu-se que mesmo desligando a opção do Google de histórico de localização, o mesmo não parava todas as opções que estavam a controlar a localização. A empresa, em tom de resposta, a partir do ano passado começou a permitir que os utilizadores apagassem as informações de localização de uma forma automática passado um tempo determinado.

O anúncio que a Google publicou também teve o intuito de relembrar os produtos de aplicações que os mesmos são responsáveis por acessos de terceiros e bibliotecas que usem nas suas aplicações (o ano passado foram descobertas aplicações que continuavam a controlar a localização mesmo depois de o utilizador expressamente não ter dado permissão para tal.

Como já foi dito, esta politica vai começar em agosto, mas produtores de aplicações podem começar a pedir feedback a partir de maio.

Fonte:  The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here