Nova Iorque vai limitar licenças da Uber

As autoridades municipais de Nova Iorque votaram no sentido de limitar o número de licenças concedidas anualmente a serviços de táxi digitais como a Uber. A decisão faz parte de um pacote de medidas destinadas a regular o setor. A ser aprovado, o pacote inclui a imposição de um salário mínimo para os condutores.

A Uber já reagiu condenando a iniciativa. A aplicação digital afirma que oferece uma alternativa aos serviços de transportes públicos da cidade que classifica como desadequados. A empresa afirma ser uma alternativa às deficiências do transportes públicos da cidade, afirmando até serem “desadequados”, mesmo tendo em conta que Nova Iorque tem, por exemplo, a quarta maior extensão metropolitana do mundo com 470km de extensão e 468 estações , estando apenas atrás de Xangai (China), Pequim (China) e Londres (Reino Unido).

A Uber chegou a Nova Iorque em maio de 2011 com o UberBLACK. Em setembro de 2012 foi lançado o uberX, tornando a mobilidade mais acessível a todos. Em dezembro de 2014, foi apresentado o uberPOOL, que permite a partilha de viagens entre utilizadores em tempo real, trazendo uma opção de mobilidade ainda mais económica.

Como se sabe, em Nova Iorque existem milhões de pessoas que necessitam de se movimentar no seu dia a dia para questões do quotidiano como ir trabalhar, juntamente com milhares de turistas que diariamente visitam a cidade.

As autoridades locais afirmam que o trânsito na cidade está a ficar cada vez mais congestionado e responsabilizam o aumento no número de condutores que trabalham para estas aplicações.

A Uber está cotada em bolsa e teve grandes perdas no ano passado, em 2017. Grandes investidores já temem no que pode vir a acontecer na empresa se outras grandes cidades vierem a tomar as mesmas medidas. Na sua reação, a Uber condena a lei, mas tranquila os seus investidores.

Acabamos por referir que a lei ainda não passou, a burocracia ainda vai demorar, sendo que a equipa Uber em Nova Iorque terá tempo para se preparar para este impacto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here