Nova atualização do Windows 10, Novo problema… Dessa vez no Windows Defender

O aplicativo antivírus interno do Windows 10 , o Windows Defender, está falhando e não consegue concluir completamente as verificações de vírus, aparentemente devido a algum tipo de bug – embora exatamente onde esse gremlin em andamento possa estar ainda não esteja claro.

O Windows Latest percebeu isso e existem vários relatórios no Reddit e no fórum de ajuda Answers.com da Microsoft, onde as pessoas descobrem que o Windows Defender está relatando o seguinte: “Itens ignorados durante a verificação”. O erro explica que alguns itens foram ignorados e não verificados devido a “configurações de exclusão ou digitalização em rede”.

Isso não é muita explicação e, na verdade, aqueles que estão relatando esse problema dizem que não têm exclusões aplicadas e que não fizeram alterações nas configurações de rede recentemente.

Problemas

Não ficou claro quantos itens foram ignorados, ou mesmo se algum foi ignorado – existe a possibilidade de que este seja um erro falso, e o bug é simplesmente a mensagem de erro aparecendo (ao contrário dos arquivos não serem verificados) )

No entanto, se os arquivos não estiverem sendo verificados, obviamente é um buraco potencialmente preocupante na segurança daqueles que executam o Windows Defender. Algumas pessoas estão preocupadas que esse erro seja um sintoma do próprio vírus.

Embora a maioria das pessoas que enfrentam esse problema que está discutindo on-line chegue à conclusão de que é algum tipo de bug, ainda não tivemos nenhuma resposta oficial da Microsoft.

Pode ser um problema com uma atualização para o próprio Windows Defender ou um problema causado por uma atualização cumulativa recente do Windows 10 – e não seria a primeira vez que isso acontecia.

Em setembro de 2019, uma atualização do Windows Defender (que foi aplicada para corrigir um problema existente) causou um erro, causando falha do aplicativo antivírus nas verificações mais usadas .

Uma coisa semelhante poderia estar acontecendo aqui. O Windows Latest observa que as verificações manuais e automáticas falharam com o erro acima, embora as verificações offline pareçam estar funcionando. O site também disse que o bug está presente no Windows Defender versão 4.18.2003 ou mais recente.

Problema generalizado

O problema não afeta a todos, mas parece ter atingido um número razoável de pessoas, de acordo com o número de relatórios on-line. Enquanto alguns usuários estão apenas vendo a mensagem de erro aparecer nos últimos dois dias, outros relataram sua existência algumas semanas atrás.

Uma pessoa que postou no Answers.com observou: “Fiz uma reinstalação completa a partir da chave USB do meu Windows 10. O problema desapareceu até executar as Atualizações do Windows, que instalavam o KB4551762 e o KB4537572 (que é a atualização do NET Framework, acredito). Então o problema voltou. Eu acho que é o KB4551762 que faz isso?”

Um usuário que respondeu isso disse que não possui o KB4551762 instalado em seu PC e está enfrentando o problema, mas pode ser outra atualização cumulativa do Windows 10.

Obviamente, isso é apenas suposição até que a Microsoft realmente confirme o problema e, esperamos, a causa raiz por trás dele.

Enquanto isso, aqueles que usam o Windows Defender como sua principal solução antivírus – e isso pode ser um número razoável de pessoas, visto que tem trancos e barrancos em termos de reputação nos últimos tempos – ficará sem dúvida preocupado em saber se potencialmente exposto a malware graças a esse problema.

A solução óbvia para quem está realmente preocupado seria mudar para um aplicativo antivírus gratuito alternativo de terceiros – pelo menos por enquanto até a Microsoft nos fornecer mais informações sobre o assunto (e, com sorte, uma correção).

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here