Nova atualização do Android irá acabar com senhas

2 de Março de 2019
4 Partilhas 111 Visualizações
2 Comentários

Para quem não gosta de atualizar o seu Google Play Sevices, aqui está um motivo. Os dispositivos Android executando a versão 7.0 e posterior agora podem fazer login em aplicativos e websites sem exigir que você digite uma senha.

Agora, usando o FIDO2, um padrão aberto desenvolvido pela FIDO Alliance, a atualização usa sua impressão digital ou PIN para conectá-lo a vários serviços. Embora senhas complexas possam ser um método seguro para manter sua conta segura, elas geralmente são longas, difíceis de lembrar e devem ser atualizadas periodicamente.

A autenticação de dois fatores também é útil, mas pode ser irritante e difícil acesso se você estiver viajando internacionalmente. Com essa atualização e certificação, o Google e a FIDO Alliance esperam levar os usuários a métodos ainda mais seguros. Como por exemplo, dados biométricos, que são difíceis de serem roubados e replicados.

O padrão também estipula que seus dados são autenticados localmente, portanto, nenhuma informação privada está sendo transferida para os aplicativos e serviços nos quais você está efetuando login.

“A parte importante, muitas vezes negligenciada, dessa tecnologia não permite que os usuários usem dados biométricos para fazer login, mas sim mover a autenticação de um modelo de ‘segredo compartilhado’ – no qual tanto você quanto o serviço com quem você está interagindo precisam saber algum ‘segredo’ como a sua senha – para um modelo ‘assimétrico’ onde você só precisa provar que sabe um segredo, mas o serviço remoto não conhece o segredo em si mesmo ”,

Quem fez esse comentário foi Christiaan Brand, gerente de segurança de produtos no Google.

“Isso é melhor de várias maneiras, já que a violação de seus dados no servidor não revela nada que possa comprometer as chaves que você usa para acessar o serviço.”

Mais detalhes

Para dispositivos sem sensor de impressão digital, o Android permitirá que você use outros métodos, como um PIN ou um padrão de furto que você usa para desbloquear o telefone, para autenticar.

Alguns usuários do Android já podem ter visto isso ao vivo: a maioria dos aplicativos bancários, por exemplo, permite que você faça login via impressão digital do que digitando sua senha. Esse padrão de autenticação também é suportado por muitos navegadores da web, incluindo Chrome, Edge e Firefox .

No entanto, só porque o suporte está lá, isso não significa necessariamente que você pode usar esse método para fazer login em todos os aplicativos imediatamente. Os desenvolvedores de aplicativos ainda precisam adotar a API da FIDO para suportar o recurso.

Embora a atualização de hoje seja uma boa notícia para pessoas que acham as senhas incômodas, ela só será útil para cerca de metade dos dispositivos Android em todo o mundo. De acordo com o painel de distribuição do Google Android , em outubro de 2018, cerca de 50% dos dispositivos Android ainda estavam executando a versão 6.0 e mais antiga.

Fonte

Artigos interessantes

A nova funcionalidade do Google Maps
Google
64 Visualizações
Google
64 Visualizações

A nova funcionalidade do Google Maps

Sandra Pacheco - 25 de Março de 2019

Esta nova funcionalidade irá destacar ainda mais o Google Maps dos concorrentes diretos. Falamos da “partilha de eventos”. Esta nova…

Huawei Mate 30: Kirin 985 deverá ser produzido em 7nm
Hardware
41 Visualizações
Hardware
41 Visualizações

Huawei Mate 30: Kirin 985 deverá ser produzido em 7nm

Bruno Peralta - 25 de Março de 2019

O próximo processador topo de gama da Huawei que deverá ter o nome de Kirin 985 pode se tornar o…

Xiaomi Mi A3 terá câmara frontal de 32MP e sensor de impressões digitais no ecrã
Telemóveis
9 Partilhas40 Visualizações
Telemóveis
9 Partilhas40 Visualizações

Xiaomi Mi A3 terá câmara frontal de 32MP e sensor de impressões digitais no ecrã

Bruno Peralta - 24 de Março de 2019

A Xiaomi é uma das principais fabricantes de equipamentos eletrónicos do momento, sendo que tem uma gama variada de produtos…

2 Comentários

Comente

O seu email não será publico