Nova amostra recolhida pelo rover Perseverance surpreendeu os cientistas

O rover Perseverance, que estava na superfície de Marte, recolheu a terceira amostra e voltou ao planeta terra. Esta amostra é diferente das anteriores, visto tratar-se de uma rocha com material esverdeado chamado olivina.

“Outro pedaço de Marte para levar comigo. A minha última amostra é de uma rocha carregada do mineral esverdeado olivina, e há várias teorias entre a minha equipa científica de como foi lá parar. As hipóteses chovem! A ciência é demais”, foi escrito na conta oficial do rover no Twitter.

Os cientistas ainda não se pronunciaram sobre o facto de Marte conter olivina, mas espera-se que nos próximos tempos este seja um tema que dê que falar. No planeta terra tanto o basalto como a olivina costumam ser encontrados em lava ou magna, por isso são também conhecidos como rochas ígneas ou magmáticas. Por isso, atualmente os cientistas da NASA procuram uma correlação entre a olivina e os carbonatos, minerais especiais.

blank

A terceira coleta de amostra de rocha bem-sucedida do Perseverance ocorre depois das duas primeiras coletas do rover em setembro. As duas primeiras amostras de rocha foram tiradas de Rochette, uma rocha muito particular.

O rover está atualmente a investigar a área de Sétah, onde os cientistas acreditam que se encontre rochas únicas que podem vir a revelar informações sobre o passado de Marte e a história da presença de água.

Nas missões a recolha de amostras é essencial, contudo o veículo apenas pode armazenar 43 amostras visto que apenas existe esse número de tubos, pelo que há a necessidade de, constantemente, fazer-se escolhas.

Recorde-se que no mês passado, o Perseverance captou novos sons em Marte. A descoberta foi trazida através de dois microfones a bordo da nave de seis rodas que adicionaram uma nova dimensão à forma como os cientistas e engenheiros exploram o Planeta Vermelho.

Por a atmosfera marciana ser 100 vezes menos densa do que a da Terra, os cientistas não sabiam, ao certo, se os microfones irão ser capazes de captar qualquer som. Mas graças a dois microfones a bordo do rover Perseverance, a NASA divulgou cerca de cinco horas de gravações, onde se pode ouvir sons de Marte e do robô, enquanto circula na superfície do planeta.

Fonte: Science Time

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here