Noticias falsas do coronavirus no Facebook e YouTube

Red Magic 5G

A verdade é que o coronavirus se está a espalhar cada vez mais e com isso é cada vez mais importante ter informação correcta sobre o tema. Já que estamos na era nas redes sociais, esta situação torna-se uma responsabilidade para as mesmas, tais como o Facebook e o YouTube.

Trata-se de plataformas onde biliões de pessoas vão para ver as noticias mas que também serve de espaço para se espalhar falsas noticias. No Facebook podemos encontrar grupos contra as vacinas e outros a falar de potencias vacinas, ou até mesmo de histórias sobre o 5G que podem tirar o sono a alguns. Existem vários grupos que afirmam que existe uma ligação entre o vírus e o 5G. Podemos ver vídeos onde pessoas falam que o o vírus iniciou tempos depois no exacto local onde começou a trabalhar a rede 5G na China.

Também existe um video no YouTube que afirma que o vírus não é nada mais que uma consequência dos testes com as opções de luz smart e a utilização do 5G em Wuhan. Outros vídeos na mesma plataforma partilham teorias da conspiração também afirmam que o navio cruzeiro onde estão pessoas afectadas pelo vírus trabalha com 5G.

Após as plataformas tomarem medidas as coisas melhoraram. Agora se pesquisarmos o vírus no Facebook as primeiras coisas que aparecem são informações fidedignas da Organização Mundial de Saúde (WHO). Se encontrarmos grupos acima descritos e tentarmos nos juntar a esses grupos aparece uma notificação a informar para irmos ao site da WHO para informação real sobre vacinas.

O YouTube também tem tentado acalmar os ânimos. Agora podemos ver o símbolo da WHO nos vídeos que se referem ao vírus. Mas temos que ter sempre cuidado pois nem todos os vídeos foram averiguados até ao momento.

O Facebook continua a tentar combater as informações falsas com investigadores independentes e a verdade é que já se verificaram algumas melhorias. Quando alguma informação falsa é encontrada a mesma é logo limitada para que não se espalhe.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here