Nokia vai deixar de produzir smartphones com Symbian

Symbian-Mobile-PhoneA Nokia vai deixar de produzir smartphones que rodem o sistema operativo Symbian no terceiro trimestre deste ano. O último smartphone lançado com este SO foi, há cerca de um ano, o 808 Pure View.

Em declarações ao Financial Times a empresa explica que mudar de sistema operativo trará benefícios, já que reduz quase para metade o tempo de criação dos aparelhos, deixando mais tempo livre para a finlandesa se concentrar em outras melhorias nos seus produtos, como câmaras, mapas ou aplicações mais complexas.

Apenas meio milhão de unidades com Symbian foram vendidas no início deste ano. De acordo com as estatísticas, entre janeiro e abril deste ano os smartphones com o software da Nokia possuíam uma fatia no mercado europeu de 1,8 por cento, um registo inferior ao de 2012, em que as vendas de aparelhos com este SO chegaram aos 8 por cento.  É, assim, provável que as vendas também tenham influenciado esta decisão.

O anúncio ainda não foi oficialmente confirmado pela Nokia. As distribuidoras ainda não foram alertadas para que possam atempadamente vender os aparelhos com Symbian que tenham em stoque.

A Nokia também não se manifestou sobre qual o sistema de eleição que vai passar a adotar, mas é quase certo que seja o Windows Phone, utilizado na linha Lumia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui