Nokia e Facebook aceleram dados em cabo submarino

A Nokia e o Facebook anunciaram sucesso na realização de um teste de transmissão de dados a 32 Tbit/s num cabo submarino. Estea quantidade de dados trocada duplica a marca que o atual sistema de telecomunicações em banda larga consegue atingir.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela Bell Labs e recebeu a designação de formação por constelação de probabilidades (PCS). A chegada ao mercado desta novidade não acontecerá nos próximos três anos, conforme adiantou Kyle Hollasch, responsável de marketing de produtos óticos da Nokia Corporation.

Para a comunidade científica o que a Nokia e o Facebook demonstraram com este teste é que ainda há muito espaço nos cabos para se realizar tráfego de dados.

Os testes com cabos submarinos têm estado na ordem do dia dos departamentos de desenvolvimento tecnológico de empresas afectas à tecnologia como o Google e a Amazon Web Services (AWS) que possuem já as suas próprias redes de comunicação submarinas.

A experiência agora desenvolvida pela Nokia teve por base um cabo com 5500 km de comprimento que o Facebook havia adquirido. O contacto entre as duas empresas teve início quando os responsáveis pelas redes de fibra ótica do Facebook viram uma experiência da Nokia de comunicar dados em cabos terrestres a velocidades de 1Tbit/s

Fonte: Light Reading

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui