A Nokia oficialmente anunciou que o 808 PureView foi o último dispositivos com o sistema operativo Symbian e há informações de que estará a trabalhar num dispositivos idêntico com Windows Phone.
O Nokia 808 PureView foi um dos grandes destaques do MWC 2012 devido à sua câmara de 41MP, nunca antes vista num smartphone, e, até agora, nem perto os smartphones de topo estão. Os que vão ser lançados durante este ano têm, na sua maioria, câmaras de 13MP.
O grande defeito deste smartphone era o sistema operativo, o Symbian. Já há dois anos que a Nokia tinha anunciado deixar o Symbian, mas mesmo assim ainda lançou este excelente smartphone com esse sistema operativo. Mas declarou ontem a morte ao sistema operativo, anunciando que o 808 PureView foi o último smartphone a ter o Symbian. A partir de agora, os smartphone de gama média/alta serão com Windows Phone, segundo o TechCrunch.
Mas um novo rumor anda por aí. Segundo o site The Verge, a Nokia estará a preparar um sucessor ao PureView. Segundo o site, a Nokia estará a preparar um smartphone com um sensor idêntico ao antecessor, mas com o Windows Phone 8 como sistema operativo.
O smartphone tem nome código “EOS” e terá a capa em alumínio em vez do policarbonato encontrado em smartphone com Windows Phone, com o Lumia 920 ou o HTC 8X, que já analisámos.