Nokia e Samsung assinam acordo de licenciamento de patente de vídeo

A Nokia receberá pagamentos de royalties, agora que assinou em acordo de licenciamento com a Samsung, para uma patente de vídeo, e receberá os pagamentos de royalties. As duas empresas têm uma longa história. Em 2013, a Samsung assinou um acordo de 5 anos para licenciar patentes da Nokia.

À data, a extensão da patente revelou alguns planos da Nokia após a aquisição da Microsoft, nomeadamente que a empresa continuou a ganhar dinheiro com smartphones , “gerindo ativamente o seu portfólio de patentes e atividades de licenciamento”, que não fazem parte do negócio da Microsoft.

Depois, em 2016, a Nokia e a Samsung expandiram o seu contrato de licenciamento cruzado depois que a Nokia ganhou uma arbitragem de licença de patente, e entretanto houve outra extensão ao acordo de patentes em 2018. A Nokia não é a única empresa com quem a Samsung está a lidar.

Em Janeiro, a Ericsson ganhou um processo contra a Samsung no Texas por causa do licenciamento de patentes ´FRAND´, e está atualmente a processar a Samsung na Europa também sobre a mesma questão. Este também não é o seu primeiro encontro, por exemplo, as duas empresas resolveram uma discussão de patentes por 650 milhões de dólares (cerca de 545 milhões de Euros) a favor da Ericsson.

Agora que a Nokia e a Samsung assinaram um acordo de licenciamento de patentes para padrões de vídeo, e ao abrigo deste acordo, a Samsung pagará royalties à Nokia para uso de inovações de vídeo patenteadas pelos finlandeses. Para ser claro, isto é sobre a Nokia, a HMD Global não está envolvida.

A Nokia ganhou vários prémios pela sua tecnologia de vídeo, incluindo quatro Prémios Technology & Engineering Emmy. A empresa investiu mais de 129 mil milhões de euros em I&D nos últimos vinte anos e acumulou mais de 20.000 famílias de patentes (mais de 3.500 das quais dizem respeito ao 5G).

Fonte: GSMArena

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here