Nokia e Samsung assinam acordo de licenciamento de patente de vídeo

A Nokia receberá pagamentos de royalties, agora que assinou em acordo de licenciamento com a Samsung, para uma patente de vídeo, e receberá os pagamentos de royalties. As duas empresas têm uma longa história. Em 2013, a Samsung assinou um acordo de 5 anos para licenciar patentes da Nokia.

À data, a extensão da patente revelou alguns planos da Nokia após a aquisição da Microsoft, nomeadamente que a empresa continuou a ganhar dinheiro com smartphones , “gerindo ativamente o seu portfólio de patentes e atividades de licenciamento”, que não fazem parte do negócio da Microsoft.

Depois, em 2016, a Nokia e a Samsung expandiram o seu contrato de licenciamento cruzado depois que a Nokia ganhou uma arbitragem de licença de patente, e entretanto houve outra extensão ao acordo de patentes em 2018. A Nokia não é a única empresa com quem a Samsung está a lidar.

Em Janeiro, a Ericsson ganhou um processo contra a Samsung no Texas por causa do licenciamento de patentes ´FRAND´, e está atualmente a processar a Samsung na Europa também sobre a mesma questão. Este também não é o seu primeiro encontro, por exemplo, as duas empresas resolveram uma discussão de patentes por 650 milhões de dólares (cerca de 545 milhões de Euros) a favor da Ericsson.

Agora que a Nokia e a Samsung assinaram um acordo de licenciamento de patentes para padrões de vídeo, e ao abrigo deste acordo, a Samsung pagará royalties à Nokia para uso de inovações de vídeo patenteadas pelos finlandeses. Para ser claro, isto é sobre a Nokia, a HMD Global não está envolvida.

A Nokia ganhou vários prémios pela sua tecnologia de vídeo, incluindo quatro Prémios Technology & Engineering Emmy. A empresa investiu mais de 129 mil milhões de euros em I&D nos últimos vinte anos e acumulou mais de 20.000 famílias de patentes (mais de 3.500 das quais dizem respeito ao 5G).

Fonte: GSMArena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui