Nokia e Google na luta pela compra da Nokia Health

Pouco mais de dois anos após a aquisição da Withings, companhia francesa considerada pioneira no desenvolvimento de acessórios compatíveis com dispositivos móveis e dedicados à saúde e bem-estar, a Nokia está em vias de alienar a Nokia Health – a organização que nasceu após a aquisição da Withings – e perfilam-se já candidatos a esse negócio.

De acordo com o portal The Verge, depois de em 2016 a Nokia ter investido 192 milhões de dólares na compra da Withings e, a partir disso, ter desenvolvido de produtos voltados para a saúde, como é o caso da balança inteligente, um memorando interno deixa antever que a marca não vê muitas oportunidades na Withings.

A companhia finlandesa já tem uma lista de empresas interessadas em comprar a divisão e explorar o mercado já existente. Entre elas podemos destacar a Google e a Samsung, além de duas outras empresas francesas cujas identidades não foram, para já, identificadas.
A companhia asiática já possui experiência em desenvolver produtos voltados para a saúde, o que inclui gadgets e aplicações desenvolvidos especialmente para este fim. Reforçar esse braço seria bastante interessante, ainda mais com uma marca já conhecida e respeitada no mercado como é o caso da Nokia Health.

Nenhuma marca revelou se isso é ou não verdade, nem tão pouco em que pé estão as negociações. Porém, é de se esperar que a Nokia se desfaça da Withings por um preço bem abaixo dos quase 200 milhões de dólares que pagou inicialmente.

Em 2008, foi criada a marca Withings que, desde 2009, tem lançado para o mercado produtos eletrónicos com foco na saúde, chegando mesmo em 2014 a estar integrado com a plataforma Apple Saúde. Em Maio de 2016, esta foi adquirida pela Nokia Technologies, começando o processo de alteração da marca.

A empresa após ter sido comprada pela Nokia sofreu alguns constrangimentos. Os produtos Withings que tinham grande visibilidade na loja online da Apple, após a Nokia ter colocado um processo judicial à Apple, a empresa de Cupertino removeu todos os produtos Withings da sua oferta, o que teve repercussões nos números da marca, até então uma importante parceira nos acessórios Apple.

O sistema que agora está prestes a ser vendido, tem desde termómetro, medidores de tensão arterial, balanças inteligentes, relógios com funcionalidades de monitorização, a um conjunto de aplicações que tornam toda esta informação detalhada e agrupada permitindo uma análise aprimorada, uma gestão de histórico e uma partilha de dados com os técnicos especializados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here