Nokia assina novo acordo de patente 5G com a Samsung

A Nokia e a Samsung acabam de anunciar a renovação do seu acordo de licenciamento cruzado de patentes, assegurando que ambas as empresas continuarão a beneficiar das inovações uma da outra. O acordo anterior deveria expirar em 2022, mas o novo acordo significa que ambas as empresas podem agora continuar a procurar oportunidades de pesquisa e desenvolvimento sem medo de infringir os direitos de propriedade intelectual da outra.

Esta é uma óptima notícia tanto para a Nokia como para a Samsung, pois permite-lhes trocar livremente conhecimentos e desenvolver novos produtos sem se preocuparem com questões de direitos de autor. Também ajuda a fomentar um clima de inovação, permitindo aos engenheiros de ambas as empresas concentrarem-se na criação de tecnologias de ponta que expandem os limites do que é possível.

“Sob o acordo, que cobre as invenções fundamentais da Nokia em 5G e outras tecnologias, a Samsung irá fazer pagamentos à Nokia durante um período de vários anos a partir do dia 1 de janeiro de 2023”, disse a empresa finlandesa. Os termos do acordo permanecem confidenciais, acrescentou também.

O acordo é consistente com a divulgação anterior de perspectiva de longo prazo da Nokia, disse a empresa.

“A Samsung é uma fabricante líder de smartphones e estamos muito satisfeitos por termos chegado a um acordo negociado”, disse Jenni Lukander, chefe do grupo de negócios de tecnologia da Nokia.

A Nokia disse anteriormente que as vendas líquidas do seu grupo de negócios de tecnologia tinham caído em 2022, pois a renovação de certos contratos de licença expirados ainda estavam em andamento. No relatório intermediário do terceiro trimestre, a Nokia disse que a suposição de perspectiva de lucro operacional estável de longo prazo em 2022 do grupo de negócios de tecnologia é baseada na suposição de que as negociações de licença serão concluídas.

A Ericsson chegou a um acordo de licença de patente 5G semelhante com a Samsung em 2021, mas só após uma batalha legal.

O portfólio de patentes da indústria da Nokia é baseado em investimentos de pesquisas e desenvolvimento em mais de 130 bilhões de euros desde 2000. O portfólio das patentes da Nokia consiste em aproximadamente 20.000 famílias de patentes, das quais a Nokia anunciou que mais de 4.500 invenções são relevantes para os padrões 5G.

A Nokia permite o uso das suas invenções em padrões abertos, desde que a Nokia tenha o direito de licenciá-las em termos justos, razoáveis ​​e não discriminatórios (termos FRAND), informa a empresa. As empresas podem obter uma licença e usar essas tecnologias sem fazer investimentos significativos no desenvolvimento de padrões. Isto promove a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços para os consumidores, informa a empresa.

Fonte: Bloomberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui