Nokia anuncia o Lumia 920 e Lumia 820, os novos porta-estandartes do Windows Phone 8

A empresa finlandesa apresentou os mais recentes smartphones da linha Lumia: o 920 e 820 destacam-se pelas tecnologias visuais, tanto a nível de captura como a nível de visualização.

Sem grandes rodeios Jo Harlow, vice-presidente executiva da marca nórdica, considerou o Nokia Lumia 920 como “o smartphone mais inovativo do mundo”. A frase foi repetida várias vezes durante o evento em Nova Iorque e os responsáveis da Nokia e da Microsoft estão empolgados com o resultado entre a parceria Windows Phone 8 e os novos dispositivos Lumia.

Nokia Lumia 920

O Nokia Lumia 920 vem equipado com um sensor fotográfico de oito megapixéis com tecnologia PureView, mas que é diferente do PureView usado no Nokia 808. A tecnologia PV é agora sinónimo de sensores fotográficos móveis de alta qualidade e não especificamente de 41 megapixéis. O dispositivo fotográfico do novo smartphone topo de gama da empresa finlandesa é capaz de captar fotografias com grande precisão mesmo em circunstâncias com baixos níveis de luminosidade. O Lumia 920 é capaz de capturar entre cinco a dez vezes mais luz do que os restantes smartphones no mercado, o que se traduz em imagens mais límpidas e aguçadas. Tudo graças a uma abertura de lente de f2.0. A captura de vídeo também faz uso da nova tecnologia fotográfica da Nokia. O teaser que se segue exemplifica os níveis de qualidade que a gravação em Full HD pode atingir:

Para fotografias de qualidade exige-se um ecrã à altura. O Lumia 920 tem um ecrã curvado de 4,5 polegadas PureMotion HD+ que promete ser tão realista como a vida quotidiana. Esta nova tecnologia de ecrãs da empresa finlandesa é uma evolução do ClearBlack Display: tem a capacidade de detetar automaticamente os níveis de brilho e adapta o ecrã a essas características visuais. “Torna o ecrã visivel até no deserto e certamente na praia”, referiu Jo Harlow, concluindo depois que é o smartphone atual com mais brilho na tela. O ecrã tem ainda uma outra nova tecnologia, a Super Sensitive Touch, que permite ao utilizador usar o telemóvel mesmo com luvas ou pegas de cozinha. O ecrã consegue distinguir sozinho entre o toque de pele e o toque usando uma peça de vestuário para as mãos.

O novo smartphone topo de gama da fabricante finlandesa vem equipado com um processador dual-core a 1,5 Ghz Snapdragon S4 que promete ser 30 por cento mais eficiente que os rivais quad-core, o que fará render ainda mais a bateria de 2000 mAh do telemóvel. “É o começar de uma nova era de gerenciamento de energia”, garantiu Harlow. Estão garantidas duas versões, uma 3,5G e outra 4G.

Nokia Lumia 820

Esta versão é ligeiramente mais modesta que o Lumia 920, por isso espera-se que em termos de preço a diferença se faça notar. O ecrã é reto em ClearBlack OLED de 4,3 polegadas com resolução de 800×480 pixéis e a câmara fotográfica é de oito megapixéis Carl Zeiss mas sem PureView. Tem tecnologia de carregamento sem fios, tem NFC, tem o mesmo processador Snapdragon S4 do «irmão mais velho», tem 8Gb de armazenamento interno e entrada para cartão microSD, terá duas versões, uma HSPA+ e outra com suporte a ligações 4G, mas a grande diferença está.. nas capas amovíveis. A Nokia volta a apostar naquela que já foi uma das suas imagens de marca, isto é, a personalização exterior e original do telemóvel. As capas estarão disponíveis em vermelho, amarelo, cinzento, azul claro, roxo, branco e preto.

Lumia 920 e 820, irmãos de armas na conquista do mercado

Os dois smartphones têm o châssis feito em policarbonato e com os botões de cerâmica. A fotografia voltou a ser o ponto de destaque na apresentação dos novos smartphones. Os Lumia 920 e 820 têm um botão dedicada para o núcleo fotográfico dos telemóveis. Chamado de Lenses Button, quando carregado inicia a câmara, mas quando pressionado abre um aglomerado de aplicações instaladas no dispositivo que permitem tirar partido da câmara fotográfica, com PureView no caso do Lumia 920. Durante a apresentação os responsáveis da Nokia destacaram algumas apps, como o Photosynth que permite tirar e visualizar fotografias panorâmicas, ou como o Blink que captura diversas fotos em simultâneo, indicando depois qual a melhor imagem de todas as captadas.

Existe ainda o SmartShoot que é uma captura sequencial de fotografias que depois de processadas, permite ao utilizador remover objetos móveis que se tenham atravessado durante o momento da captura – como pessoas que passam ocasionalmente ou até veículos. Foi revelado ainda o Cinemagram, uma espécie de Instagram que cria Gifs diretamente do telemóvel. A aplicação permite recuperar movimento numa parte de uma fotografia imóvel, criando imagens estáticas mas com movimento em simultâneo. Ao mostrar este leque de aplicações na apresentação, os líderes da Nokia pretendem estimular os desenvolvedores a criarem apps inovativas e criativas que tirem partido da câmara fotográfica do Lumia 920.

Outra das grandes novidades está na capacidade que os dispositivos têm em carregar a bateria sem o recurso a fios ou cabos. O carregamento por indução dos Lumia 920 e 820 pode ser feito através da Wireless Charging Plate, que torna o ato de “carregar sem esforço, simples e sem fios”, referiu Evin Shields, vice-presidente principal de gestão de produtos Nokia. A marca nórdica estabeleceu ainda parcerias com algumas empresas, como a Fatboy que terá à venda uma almofada que carrega os Lumia sem fios, como a Atlantic Virgin que terá mesas de espera com carregamento por indução, como a JBL que terá speakers com capacidade de carregamento, e como a The Coffee Bean & Tea Leaf que nos seus estabelecimentos permitirá o carregamento wireless destes dispositivos móveis. Todos os acessórios estarão disponíveis quando os Nokia Lumia 920 e 820 chegarem ao mercado no último trimestre de 2012, ainda sem datas, mercados e preços definidos.

Smartphones Lumia e Windows Phone 8, a simbiose do futuro

O Windows Phone 8 é a alma dos novos dispositivos Nokia Lumia. Aplicações como o Nokia Drive e o Nokia Maps versão offline com navegação turn-by-turn, estarão disponíveis no 920 e 820 diretamente da caixa. Os representantes da Microsoft anunciaram ainda algumas novidades relativamente a software disponível nos dispositivos. O Daily Commute é uma espécie de Google Now que calcula a localização e o tempo para notificar o utilizador de atualizações pertinentes; o Nokia Transport dirá rotas e tempos dos transportes e entre transportes; o Nokia City Lens funciona como um browser de realidade aumentada – aponte a câmara a um restaurante, veja as informações do restaurante aparecer no ecrã e carregue se quiser saber mais pormenores sobre o local. O Nokia Maps também terá realidade aumentada, para isso basta levantar o telemóvel quando a aplicação está a correr e ele vai trocar automaticamente para um modo de realidade aumentada.

O Windows Phone 8, apesar de já anunciado, foi destacado pela Nokia como sendo uma parte importante dos novos Lumia 920 e 820. Segundo Joe Belfiore, um representante da Microsoft , o WP8 está focado nas pessoas, na simplicidade e na socialização que estas precisam nos diferentes momentos do dia a dia. A costumização no tamanho de determinadas aplicações, como a CNN, ajudam a que as apps realmente importantes para os utilizadores tenham mais destaque sobre as restantes. E finalmente será possível tirar screenshots através de um método nativo, pressionando o botão de energia e o botão de home do Windows.

Veja agora algumas imagens do Engadget e do C-Net que marcaram a apresentação dos novos Nokia Lumia 920 e 820:

9 COMENTÁRIOS

  1. O CELULAR NOKIA LUMIA ,710, 820 E 920 ,SAO OS MELHORES CELULAR DO MUNDO ,A NOKIA É FACIL DE LIDAR COM ELE ,OS OUTROS CELULAR TEM UMA DIFICULDADE NO MANUZEIO ,,,MAS A NOKIA É FACIL E INSUPERAVEL NA DURABILIDADE ,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui