A linha Z é um dos maiores ícones da indústria automóvel japonesa e é sinónima com antiga Datsun. O lendário 240Z era fabricado pela Nissan e comercializado com o crachá da Datsun, e foi um pioneiro na introdução de ambas as marcas nos mercados europeu e norte-americano.
O Nissan Z é o modelo mais recente da linhagem, com um motor V6 atmosférico, uma caixa manual de 6 velocidades e um visual repleto de ADN da linha Z. O seu lançamento está programado para 2022. No entanto já é colocada a questão sobre o futuro desta linhagem e sobre o seu possível desaparecimento.
Já numa entrevista durante a apresentação do novo automóvel, Ashwani Gupta, Chief Operating Officer da Nissan, foi exposto a esta pergunta e ofereceu uma resposta bastante simples. Gupta afirmou que a marca nipónica irá definitivamente continuar com a linha desde que exista procura.
É verdade que esta resposta é um alívio para os fãs da marca, mas também já era algo bastante esperado, principalmente devido ao enorme sucesso da linha Z. No entanto, foi notado ainda que o Nissan Z é um carro complexo e faz parte da cultura da empresa japonesa, por isso é óbvio que a produção de uma nova geração só acontecerá caso existam clientes com interesse em adquiri-lo. Outro fator bastante importante na continuação da linhagem é a quase inevitável eletrificação e a adaptação à mesma, sendo que a marca só entrou neste setor do mercado muito mais recentemente em relação a outras marcas japonesas.
Também é de notar que a Nissan tem estado a reorganizar-se após o escândalo financeiro que aconteceu em 2019 e envolveu o empresário francês Carlos Ghosn. Dito isto, a empresa nipónica tem estado lentamente a sair de uma má situação e planeia já a implementação de uma nova estratégia comercial que envolva os seus parceiros comerciais.
Fonte: MotorTrend