Nintendo Switch pode ter proteção contra pirataria polémica da Denuvo

Denuvo, um software anti-cheat e DRM que se tornou sinônimo de problemas para o desempenho dos jogos, está a chegar aos jogos da Nintendo Switch na tentativa de impedir que os utilizadores emulem os jogos no PC. O serviço afirma que o novo software “não tem impacto no desempenho do jogo”.

O software da Denuvo atualmente vem com vários jogos no PC, incluindo Marvel’s Guardians of the Galaxy, FIFA 22, Deathloop e muitos, muitos mais. O software tem um histórico de afetar o desempenho dos jogos com os quais está incluído e, quando os seus servidores ficam inativos, todos os jogos suportados caem com ele. Os fãs até imploraram aos desenvolvedores de Humankind para o remover o que o estúdio acabou efetivamente por o fazer.

A implementação do Denuvo na Switch é feita especificamente para evitar que os utilizadores emulem os seus jogos no PC. Embora o Denuvo seja bastante leve nos detalhes, parece que isso pode impedir que os utilizadores da Switch despejem o conteúdo dos seus jogos no PC, que eles executariam com um emulador. Isso aplica-se apenas aos jogos que realmente usem o software, é claro, e, no momento, não há como dizer quais os desenvolvedores que podem adotá-lo ou qual impacto isso pode ter nos jogos que o executam.

A Nintendo tem lidado com vários problemas de pirataria ao longo dos anos. Em 2019, a Nintendo processou o ROMUniverse, um site que abriga uma biblioteca de milhares de jogos piratas, por “violação descarada e em grande escala”. A Nintendo ganhou o seu processo de US$ 2,1 milhões contra o proprietário do site em maio de 2021 e, posteriormente, ordenou que ele destruísse todas as ROMs da Nintendo no site em agosto.

Como é obvio isto não resolveu todos os problemas da Nintendo, já que alguns jogadores de PC tiveram acesso a uma versão emulada do Metroid Dread apenas alguns dias após o lançamento para a Switch em outubro passado. A Nintendo pode até estar a perseguir YouTubers que também emulam os seus jogos no Steam Deck, pois parece ter emitido uma solicitação de remoção de um vídeo que mostra aos jogadores como instalar e usar um emulador.

Ainda não sabemos quando exatamente os desenvolvedores do Switch irão começar a usar o software. Mas para preservar a jogabilidade decente, só podemos esperar que não seja amplamente implementado.

Fonte: Gamingatdenuvo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui