O Game Boy da Nintendo e o seu semi-sucessor, Game Boy Color, lançados numa época em que a internet estava a começar a alcançar grandes massas e a transmissão ao vivo era algo apenas para ser sonhado por mentes inovadoras.
Anos antes do aparecimento dos smartphones mais antigos chegarem ao mercado e da ideia de ter informações infinitas na palma da mão, a Nintendo surgiu com um acessório inédito chamado PageBoy. Este único add-on teria mudado o panorama dos jogos e permitido um acesso sem precedentes na época.
O historiador de videogames, Liam Robertson, detalha o PageBoy num novo vídeo, revelando imagens perdidas e informações do complemento Game Boy Color que não chegou a ser lançado. Originalmente, o PageBoy foi planeado para transmissão de rádio, ter acesso à internet, ler revistas de jogos, boletins meteorológicos, estatísticas desportivas e até mesmo assistir a televisão ao vivo. Além disso, também permitiria que os utilizadores enviassem mensagens e contactassem outras pessoas com um PageBoy, usando o mesmo tipo de tecnologia que os pagers usavam, daí o nome do PageBoy.
A empresa japonesa estava entusiasmada com a tecnologia na época, visto que os utilizadores poderiam ter acesso ao primeiro smartphone sem ter o aspecto de telefone real. Em 1999, a Nintendo trabalhou com um grupo recém-criado intitulado Wizard para ajudar a iniciar e gerenciar o dispositivo, trabalhando para ver se o add-on Game Boy Color poderia de facto ser criado e se seria lucrativo para a gigante dos jogos.
Contudo, a desconfiança do PageBoy na tecnologia de transmissão de rádio e do seu uso de torres de rádio apenas amplamente presentes nos Estados Unidos eliminou qualquer chance de criação do dispositivo. Embora a Nintendo tenha ficado extremamente impressionada com a capacidade de enviar imagens usando a câmera do Game Boy e com a própria capacidade da empresa de enviar vídeo ao vivo para os proprietários do PageBoy, a transmissão de rádio iria limitar severamente o apelo do add-on.
O Big N acabou por descartar o desenvolvimento do PageBoy, em julho de 2002, após muita deliberação. É claro que muitos aspectos do dispositivo se tornaram extremamente prevalentes na sociedade moderna e em muitos dos dispositivos da Nintendo que se seguiram. A ideia de vídeo ao vivo eventualmente desenvolveu-se no Nintendo Directs, e a ideia de enviar mensagens e imagens para outras pessoas seria incluída na função Pictochat do Nintendo DS e no Miiverse do Wii U.
Ainda assim, é extremamente interessante que a Nintendo estivesse a considera uma tecnologia que agora é considerada normal para o Game Boy Color em 1999.
Fonte: gamerant