Nikola One é o primeiro Tesla dos camiões

nikola-one

A Nikola Motor Company acaba de mostrar o seu camião elétrico com célula de combustíel, o Nikola One. O primeiro produto da empresa americana pretende replicar a estratégia empreendida pela Tesla para os automóveis. A revolução da mobilidade sem emissões de gases de estufa chegou aos pesados.

O peso dos transportes rodoviários de mercadorias é um dos setores mais importantes da economia americana, e também um dos que mais contribui para o pesado balanço de emissões de gases de estufa. O primeiro camião totalmente elétrico vai ser fabricado pela Nikola One que conseguiu um produto mais leve em cerca de 900 kg face a um camião tradicional.

A motorização tem cerca de 1.000 CV de potência e conta com célula de combustível a hidrogénio para alimentar os 320 kWh de capacidade das baterias de iões de lítio. A manutenção é praticamente inexistente, o que facilitará em muito o trabalho aos operadores de logística que poderão dispor dos camiões em períodos mais alargados. A autonomia combinada destes novos camiões a pilha de combustível rondará os 2.000 quilómetros na sua configuração com baterias e depósito de hidrogénio de maiores dimensões.

O design da cabine foi trabalhado no sentido de promover a facilidade de acesso e de saída do motorista, tendo também especial preocupação no sentido de promover uma visão panorâmica sobre a estrada.

A produção do Nikola One assentará em variados fornecedores externos, não possuindo a marca qualquer unidade de produção. Anualmente a Nikola Motor Company pretende atingir as 50.000 unidades produzidas, com as primeiras unidades a chegarem às estradas apenas em 2020.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here