Nike vai apostar forte em NFTs e Metaverse com tenis virtuais

Muitas pessoas ainda não tinham ouvido falar do Metaverse, até ao Facebook ter anunciado uma mudança de nome para Meta. No entanto, a verdade é que é uma área onde já há muita procura e investimento, mas parece que só agora é que as grandes empresas começam a olhar para este novo mercado.

Para perceber o que é o Metaverse, basta lembrarmos do jogo Second Life, que podemos considerar o início do Metaverse, ou então um The Sims, mas online e num mundo virtual quase infinito. Por isso, acabamos por não ficar surpreendido por a Nike iniciar uma forte aposta neste segmento, muito provavelmente para vender os seus próprios ténis no mundo virtual.

Em outubro, a Nike entrou com pedido de registro de marca como parte dos seus preparativos para vender tênis e roupas virtuais, de acordo com a CNBC. Agora, a gigante de calçados e roupas desportivas adquiriu uma startup chamada RTFKT (pronuncia-se “artefact”) que ajudará a empresa a acelerar sua “transformação digital”. RTFKT foi fundada no início de 2020 e desde então tem se destacado por projetar e criar o que chama de “tênis e colecionáveis ​​prontos para o metaverso” – todos os bens digitais pelos quais as pessoas pagam muito dinheiro no atual momento, basta lembrarmos do sucesso do Fortnite nesta área.

O mercado de bens virtuais está a crescer e deve continuar à medida que avançamos em direção ao metaverso, a visão do futuro para a internet em que as pessoas podem interagir em um mundo virtual com avatares digitais. Para isso, a Nike parece ter grandes planos para o RTFKT e a sua equipa, que entrará na empresa. John Donahoe, presidente e CEO da Nike, disse: “Estamos a adquirir uma equipa muito talentosa de criadores com uma marca autêntica e conectada. Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e expandir a sua comunidade inovadora e criativa e estender a tecnologia digital da Nike. ” No Twitter, a startup disse que “continuará a evoluir [sua] marca, inovações, produtos e comunidade com recursos e talentos da Nike”.

Para percebermos o sucesso que a RTFKT já tem, no início deste ano juntou-se ao artista de 18 anos Fewocious  para lançar três ténis NFT por 3.000 dólares, 5.000 dólares e 10.000 dólares, sendo que em apenas sete minutos mais de 600 pessoas já tinham comprado os seus próprios pares virtuais de ténis, num negócio que gerou um total de 3,1 milhões de dólares.

A RTFKT também anunciou o seu primeiro avatar, chamado CloneX, em parceria com o artista japonês Takashi Murakami, que considera que ´o seu projeto mais ambicioso, já que marca o primeiro passo para a disponibilização de avatar no Metaverso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui