Netflix já não permite pagar subscrição nos dispositivos da Apple

passatempo

Há muito tempo que as grandes empresas têm se queixado das elevadas taxas que os intermediários cobram, sendo que, recentemente, a Epic Games decidiu não colocar o Fortnite na Play Store para não pagar essas taxas à Google, sendo que o Spotify também já se queixou do mesmo.

Agora foi a Netflix que retirou a possibilidade de pagar a subscrição mensal do seu serviço através da Apple, uma decisão que já tinha tomado na sua aplicação no Android em abril, sendo que os detentores da aplicação para dispositivos móveis que queiram pagar a subscrição terão de a fazer diretamente no site da Netflix.

A mudança começou a ser lançada globalmente no final de novembro, informou a Netflix à VentureBeat quando questionada sobre o assunto. As pessoas que usaram a opção na aplicação anteriormente continuarão a ser cobradas pelo iTunes, mas quando o serviço for cancelado por pelo menos um mês, elas serão forçadas a se inscrever novamente na Web e, em seguida, entrarão novamente na aplicação para iOS.

A mudança foi presumivelmente feita para evitar o corte de transações no aplicativo da Apple. A Apple normalmente cobra 30%, valor que pode diminuir para 15% no caso de assinantes de longo prazo, mas ainda assim significa que este tipo de aplicações perde uma quantidade substancial de receita ou então têm de  aumentar os preços da App Store, o que pode não agradar aos clientes.

Um dos exemplos mais conhecidos desse problema aconteceu com o Spotify, que por algum tempo cobrava mais alguns euros aos assinantes premium da aplicação no iOS. Mas a chuva de críticas do clientes obrigou a empresa a desistir desta opção.

O Spotify argumentou que as políticas da App Store dão à Apple uma vantagem injusta, já que um serviço como o Apple Music não sofre qualquer perda de receitas, e ainda vem integrado em todos os dispositivos da Apple. Alguns outros críticos sugerirem que é injusto para a Apple reivindicar a receita de conteúdo que não produz ou hospeda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here